Seja um Parceiro!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Visita domiciliar e visita técnica

Por Rosa Fernandes

A equipe do SASF Ângela I é composta por oito orientadores socioeducativos cada um atende em média 125 famílias e realizam visitas mensais a elas, com orientações, levantamento de demanda, encaminhamentos, fortalecimento de vínculos familiares e sociais. A equipe é composta por quatro profissionais sendo: 2 assistentes sociais, 1 psicólogo, 1 pedagogo, e cada técnico fica responsável por todo o acompanhamento de dois orientadores socioeducativos.

A Visita técnica é realizada através da demanda identificada pelo orientador social. O técnico após a identificação das demandas do usuário/família realiza as orientações e encaminhamentos cabíveis ao caso, grande parte dos casos atendidos são: violência doméstica, violência infantil, pedofilia, trabalho infantil, drogadição e alcoolismo.

O trabalho é norteado pelo instrumental denominado quadro situacional que possibilita clareza sobre as intervenções efetuadas mensalmente com todas as famílias atendidas, com o objetivo de identificar e intensificar as nossas intervenções na política da assistência social e com outras políticas: educação, saúde, habitação onde são realizadas articulações para garantir os direitos dos atendidos.

Toda segunda-feira a equipe se reúne para discussão de casos dos atendidos, formação com temas diversos através de leitura de textos, vídeos, dinâmicas e também participam de capacitações ofertadas na rede de serviços e parceiros em busca de ampliação das informações e ainda obter acesso a temas vinculados as atividades desenvolvidas no cotidiano e ainda perceber que a capacidade de aprender é contínua.

Nenhum comentário: