Seja um Parceiro!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brincando de Sustentabilidade



Independente da época ou da cultura, as brincadeiras fazem parte do mundo infantil desde que nascemos e considerar que os brinquedos usados durante os momentos de diversão podem estimular a criatividade da criança, acaba sendo hoje uma ótima opção para se trabalhar a ideia de sustentabilidade durante as aulas e pensando na questão da preservação do meio ambiente, foi que o núcleo CEI Jardim Universal, uniu o útil ao agradável e criou o projeto BRINCANDO DE SUSTENTABILIDADE, estimulando os pequenos a soltarem a imaginação por meio da criação de brinquedos com materiais alternativos como sucatas, embalagens de garrafa pet, caixas de papelão, tampinhas de garrafa, potes de sorvete, entre outros objetos que até então iriam parar no lixo.

Em meio a tanta tecnologia, desmistificar que só o novo, o industrial e o tecnológico é o bom e que serve para brincar, acabou sendo o incentivo para criar o projeto, afinal muitas vezes o inútil e descartável, torna-se reutilizável, prazeroso, educativo e multifuncional, transformando-se em bonecos, instrumentos musicais, casinhas, bichos, carrinhos, aviões, entre outros jogos e brinquedos educativos, o que proporciona também a interação entre os pequenos e enriquece a sociabilidade e a capacidade de mudar o mundo por meio da conscientização sustentável. Quando a criança confecciona o seu próprio brinquedo ela também constrói o seu próprio mundo e deste modo, aguça o potencial imaginativo e criativo, descobrindo a sua importância dentro do contexto social, afinal, brincar de sustentabilidade é possível e educa para um futuro melhor.



Um comentário:

Vida disse...

Muito bacana essa idéia de sustentabiliade. Tive a honra de ter minha filha estudando em um Cei ( Nossa Senhora) num período de 02 anos e pude conhecer de perto o trabalho elaborado da Ong.... Sinto muito a falta e minha filha também.