Por equipe CEI Tupã
O projeto meio ambiente surgiu em nossas
reuniões de planejamento anual (reunião que acontece no fim de ano anterior). Entretanto
em nossas reuniões mensais fizemos algumas alterações e tivemos como ponto de
partida o uso consciente da água.
Obsevamos em nossa rotina diária
que as crianças gostam muito de lavar as mãos. E fazem desta ação um momento
prazeroso e muito divertido. Porém observamos que é preciso incentiva-los a
fechar a torneira após o uso, assim como também as idas ao filtro para beber
água.
Partindo do pressuposto que
nossas crianças já contextualizaram a frase após usar o banheiro deve se lavar
as mãos “ou professora posso beber água” é preciso que nossas crianças
contextualizem as ações: fechar a torneira após o lavar as mãos, fechar a
torneira no momento que estão escovando os dentes ou mesmo colocar uma
quantidade razoável de água para beber, pequenas ações que as crianças devem
aprender na infância e levar para vida adulta.
Nos últimos anos estamos acostumados
a ler em diversas revistas, jornais, sites ou documentários na TV o tema
sustentabilidade ou mesmo o slogan “vamos salvar o planeta”, mas será que
estamos fazendo algo concreto para salvar o planeta? É preciso que nós
professores da educação infantil possamos criar atividades concretas que salvem
o planeta terra da situação que o homem a colocou.
É preciso contribuir para a
construção de um sujeito participativo e crítico no meio que está inserido.
Assim como FREIRE, O sujeito deve modificar seu meio social no que está
inserido. É preciso que nos dias atuais este sujeito desenvolva atitudes
ambientais na preservação do planeta. É evitando o desperdício de água,
separando o lixo e evitando jogá-lo pelas ruas do nosso meio de convívio,
cuidando bem das plantas e dos animais, atitudes simples que nós sujeitos
ativos e participantes do planeta devemos ter em mente.
O nosso objetivo com o projeto meio
ambiente é de conscientizar as crianças da importância de cuidarmos da natureza
para uma qualidade de vida melhor.
Dividindo o processo de aprendizagem em duas etapas: A primeira foi o
trabalho sobre a água, abrangendo os rios, os mares, e estado de transformação
da água. A segunda etapa do projeto foi o trabalho com a vegetação, que
procurou atender as matas e a plantação de sementes para o dia da árvore. O
trabalho com o meio ambiente é muito rico e tende a contribuir para a formação
para um cidadão consciente com o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário