Seja um Parceiro!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tema Meio Ambiente no CEI Tupã



Por equipe CEI Tupã

O projeto meio ambiente surgiu em nossas reuniões de planejamento anual (reunião que acontece no fim de ano anterior). Entretanto em nossas reuniões mensais fizemos algumas alterações e tivemos como ponto de partida o uso consciente da água.
Obsevamos em nossa rotina diária que as crianças gostam muito de lavar as mãos. E fazem desta ação um momento prazeroso e muito divertido. Porém observamos que é preciso incentiva-los a fechar a torneira após o uso, assim como também as idas ao filtro para beber água.
Partindo do pressuposto que nossas crianças já contextualizaram a frase após usar o banheiro deve se lavar as mãos “ou professora posso beber água” é preciso que nossas crianças contextualizem as ações: fechar a torneira após o lavar as mãos, fechar a torneira no momento que estão escovando os dentes ou mesmo colocar uma quantidade razoável de água para beber, pequenas ações que as crianças devem aprender na infância e levar para vida adulta.
Nos últimos anos estamos acostumados a ler em diversas revistas, jornais, sites ou documentários na TV o tema sustentabilidade ou mesmo o slogan “vamos salvar o planeta”, mas será que estamos fazendo algo concreto para salvar o planeta? É preciso que nós professores da educação infantil possamos criar atividades concretas que salvem o planeta terra da situação que o homem a colocou.
É preciso contribuir para a construção de um sujeito participativo e crítico no meio que está inserido. Assim como FREIRE, O sujeito deve modificar seu meio social no que está inserido. É preciso que nos dias atuais este sujeito desenvolva atitudes ambientais na preservação do planeta. É evitando o desperdício de água, separando o lixo e evitando jogá-lo pelas ruas do nosso meio de convívio, cuidando bem das plantas e dos animais, atitudes simples que nós sujeitos ativos e participantes do planeta devemos ter em mente.
O nosso objetivo com o projeto meio ambiente é de conscientizar as crianças da importância de cuidarmos da natureza para uma qualidade de vida melhor.  Dividindo o processo de aprendizagem em duas etapas: A primeira foi o trabalho sobre a água, abrangendo os rios, os mares, e estado de transformação da água. A segunda etapa do projeto foi o trabalho com a vegetação, que procurou atender as matas e a plantação de sementes para o dia da árvore. O trabalho com o meio ambiente é muito rico e tende a contribuir para a formação para um cidadão consciente com o planeta.

Nenhum comentário: