Seja um Parceiro!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CCA Bandeirantes resgata história das Festas Populares e do Folclore



Tendo como objetivo trabalhar juntamente com crianças e adolescentes o contexto histórico e cultural de cada região brasileira, o CCA Bandeirantes montou durante o mês de agosto uma programação destacando dezenas de músicas, danças, comemorações, comidas típicas relacionadas a Festas Populares e lendas, mitos, relacionados ao Folclore - conjunto de crenças, festas, superstições, artes, costumes e tradições de diferentes povos, passados de geração para geração.

Durante os primeiros dias o tema abordado foi apenas – Folclore Brasileiro, que representa a sabedoria popular, forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo. Essas formas de manifestação cultural são geralmente transmitidas oralmente e através do ato de representar. Com toda sua simplicidade o folclore apresenta características de todas as regiões de uma Nação e da cultura popular, tornando-se fundamental, afinal somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.

Através das diversas manifestações culturais do folclore, pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga, mas presente nos dias atuais. Na história da humanidade, as pessoas em todas as culturas, buscaram e buscam explicações sobrenaturais para as coisas que não entendem e assim os mitos, crenças e as lendas se fazem presentes ao nosso cotidiano, mesmo que inconscientemente.

Além das histórias folclóricas o CCA Bandeirantes também trabalhou juntamente com os atendidos o tema: Comidas Típicas, focando em apenas uma receita famosa e popular da culinária brasileira, a Feijoada, que surgiu na época da escravidão, já que os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos e pés e davam essas partes para os escravos que acrescentavam com feijão e criavam a sua alimentação com as partes rejeitadas do porco. Para lembrar toda a origem do prato e trabalhar o processo de criação e finalização, a equipe de cozinha do CCA preparou uma bela feijoada para os atendidos.





Nenhum comentário: