Seja um Parceiro!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Oficina de pano de prato no SASF Ângela II



No SASF Ângela II acontece semanalmente à oficina de Pintura em tecido (pano de prato), tendo como objetivo despertar a criatividade, liberdade de expressão e o resgate da autoestima, sempre deixando claro que a ideia do projeto é que todas participantes expressem a arte através dos conceitos usados durante a oficina.

O projeto conta com a participação de quarenta mulheres - vinte no período da manhã e vinte no período da tarde e serve como instrumento de terapia, atividade ocupacional e principalmente como fonte de renda para aquelas que se empenham e saem dali exercendo a função de artesã. Após a confecção dos artesanatos, toda a verba arrecadada é revertida em materiais para a própria oficina.

Material utilizado na oficina de pano de prato:

- Tintas: As tintas são desenvolvidas para superfícies específicas, por exemplo, a tinta de tecido não serve para aplicar em vidro, para essa superfície há tintas próprias. Alguns profissionais usam a tinta de tecido no vidro e depois passam verniz, mas se puder usar sempre a tinta própria, o resultado do trabalho será melhor.

- Pincéis: há pincéis de cerdas macias (cabo vermelho) e cerdas duras (cabo amarelo). Eles vêm com as cerdas aparadas e retas, antes de começar a pintura deve receber um tratamento de desbastamento com estilete, mais ou menos a mesma coisa que repicar cabelos. Ainda sobre pincéis, tem vão do número zero ao 22, quanto maior o número, mais largo é. A escolha do tamanho depende essencialmente do tamanho do risco e o número zero para contornos e pontilhados.

- Papel manteiga é um papel transparente, usado para copiar riscos de pintura.

- Carbono de corte e costura, são folhas grandes como uma cartolina, existem nas cores brancas, amarelas, azuis e vermelhas e deve-se escolher a cor mais próxima da área a ser pintada.

- Copo com água para lavar os pincéis.

- Pano velho para enxugar os pincéis.

- Pires ou um azulejo para tirar excesso de tinta dos pincéis.


















Um comentário:

Unknown disse...

Amo pinturas em panos de prato não consegui fazer nenhum curso até agora mas estou indo atrás, gostaria muito de ter minha oficina, muito muito bonito esse trabalho,parabéns.