Seja um Parceiro!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficinas de geração de renda - Um caso em destaque do SASF I


O SASF Jd. Ângela I destaca um caso de uma atendida que a cada dia demonstra que é possível a transformação do ser humano. Tânia Regina Pereira de Souza, moradora do Jd. Vera Cruz, iniciou o acompanhamento pelo SASF I no dia seis de setembro de 2011, casada (esposo atendente de bar sem registro CLT), mãe de 2 filhos Victor Hugo, 06 anos e Camilly Victória de 3 anos, encontrava-se depressiva fazendo uso de medicamentos controlados, desempregada e sem perspectivas para um futuro melhor.

Iniciou a participação nas reuniões socioeducativas e oficinas de geração de renda, sendo sua primeira oficina de caixinhas de MDF, inicialmente começou a perceber a melhora tanto no ponto de vista mental quanto físico, melhorou sua concentração, memória e coordenação motora, obteve uma maior integração entre a comunidade e assim parou de utilizar os medicamentos antidepressivos. 

Começou a se identificar com a arte, descobriu seu poder de criatividade e possibilidade de geração de renda, alcançando o objetivo do SASF, que tem como meta fazer com que os atendidos aprendam a produzir e a comercializar seu próprio produto, podendo assim obter ganhos, sejam adicionais, para aqueles que já possuem outro trabalho ou a forma de sustento para família daquelas que não possuem. 

Para iniciar a confecção de seus produtos começou a recolher e vender produtos recicláveis, para custear o material necessário (caixas de MDF, tintas, pincéis, guardanapo para decoupage, dentre outros), e rapidamente começou a comercializar seus produtos obtendo uma renda. Em seguida participou da oficina de pintura em tecido e artesanato em jornal, também sendo destaque em criatividade demonstrando assim seu lado artístico.

Tânia, hoje trabalha com entrega de jornal, venda de material reciclável e comercialização de seus produtos, é participativa nas reuniões socioeducativas, eventos e ações propostas pelo serviço.  Segundo Tânia o trabalho do SASF lhe mostrou possibilidades, ela recuperou sua autoestima e esta tornando autora de sua história de vida, norteada por dedicação, perseverança, lutas, e sempre com alto astral característica que todos reconhecem, seu sorriso irradia superação.

Para as oficineiras e equipe do SASF, Tania motiva a equipe a continuar trabalhando e acreditando que através do respeito da história de vida das famílias e oportunidades é possível despertar o desejo de mudança e ampliar a visão de mundo.

Nenhum comentário: