Seja um Parceiro!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia do Brinquedo no CEI Tupã

O brinquedo acompanha a criança durante seu desenvolvimento, em suas descobertas e nos aprendizados que ela adquire sobre si mesma e sobre o mundo, algumas acabam ligando-se afetivamente ao objeto, por isso, os CEI’s do Social Bom Jesus tiveram a iniciativa de adotá-los da seguinte maneira: liberando um dia para que a criança leve seus brinquedos preferidos.

De acordo com as PEI’s (Professoras de Educação Infantil) quando o brinquedo predileto é levado para a escola, é como se parte da casa estivesse naquele ambiente, por isso, as professoras acreditam que além da diversão, esse é um bom momento para que as crianças possam estimular e desenvolver a socialização e autonomia com o poder de escolha. Todas as sextas feiras cada criança leva de casa o brinquedo que mais gosta e no CEI (Centro de Educação Infantil) é feito uma curta apresentação de cada brinquedo encaminhado á escola, um a um se apresenta e fala do brinquedo que levou.

As crianças que por algum motivo não levam para a escola nenhum brinquedo de casa, são encaminhadas até o ‘cantinho do brinquedo’ (espaço onde ficam organizados os brinquedos do CEI) e tem a liberdade de escolher um para brincar durante o dia ou enquanto permanecer na escola. Antes de iniciar o dia do brinquedo é feito um acordo com os pais, para que possam entender que pare adotarem essa experiência  é preciso deixar a criança livre, escolhendo o objeto que irá levar, porém orientando-a quanto ao uso, levando somente um brinquedo com identificação e sabendo dividir e emprestar.



Nenhum comentário: