Seja um Parceiro!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VEM AÍ A PEÇA DE TEATRO "SÍTIO DO CIDADÃO AMARELO"


Para festejar o encerramento das atividades de lazer, cultura e esporte, que abordaram durante este ano o tema CIDADANIA, os educandos e educadores do Clube da Turma M' Boi Mirim, prepararam para você o espetáculo "Sítio do Cidadão Amarelo", que irá acontecer no dia 03 de dezembro e será aberto à comunidade.

O espetáculo tem como foco apresentar também aos pais e aos moradores ao entorno do núcleo o trabalho feito com cada criança e adolescente, onde todos puderam conhecer de forma dinâmica e prazerosa os seus direitos e deveres, tendo acesso ao estatuto da criança e do adolescente, a declaração dos direitos das crianças, influência dos meios de comunicação e também tiveram como tema o meio ambiente, onde cada um pode refletir sobre o seu papel como cidadão.

O texto do espetáculo foi feito com base nas obra “Cidadão de Papel” de Gilberto Dimenstein, que denúncia a falta de cidadania apresentando os problemas que se ocasionam por não usufruirmos dos nossos direitos, e o clássico infantil “Sitio do Pica Pau Amarelo” de monteiro lobato, que trabalham questões como preconceito, convívio social e desigualdade.

Os educandos foram levados, além de conhecer as obras, refletir sobre o que as mesmas os demonstravam e interferiam em suas vidas e atitudes. Todo espetáculo foi produzido pelos educandos, educadores e supervisores do espaço. Além da sugestão dos livros, os educandos dentro dos projetos inseridos contribuíram para unir teoria a prática, relacionando o livro ao desfecho do espetáculo.

Os projetos violão, bateria, musicalização e percussão ficaram responsáveis pelo enredo musical do espetáculo que une as musicas do sítio e musicas relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes. O projeto teatro e dança contemporânea cuidou do enredo e das cenas, o projeto artes visuais ficou responsável pelo cenário, projeto moda e mulheres do milênio (mães dos educandos), ficaram responsáveis pelos figurinos e as turmas foram convidas a trabalhar uma performance musical dentro da temática sugerida.

Todo esse processo durou aproximadamente 6 meses, o espetáculo é o produto final desse trabalho desenvolvido e demonstra os conhecimentos aprendidos durante todo um ano e também o crescimento dos nossos educandos quanto cidadão.

Nenhum comentário: