Seja um Parceiro!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011



Educar com limites é fundamental
Dica de leitura da equipe CEI Santa Edwiges

Tânia Zaguri, filósofa, professora de psicologia da educação e didática, autora do famoso livro: Limites Sem Traumas, em entrevista com Áurea Lopes, guia da Boa Escola 2012- nº 9, aborda o tema pertinente a FAMÍLIAS, ESCOLAS e a todos que tenham interesse no assunto. Em resposta a entrevistadora, Tânia, desenrola o assunto com leveza e esclarecimentos. Pertencente à área de educação, assume não ter dificuldades em dizer não aos filhos, tem convicção da importância desses limites. Ressalta, que a função dos pais não é apenas fazer os filhos felizes, mas desenvolver conceitos éticos, base dos futuros cidadãos.
Tânia reporta a comportamentos das famílias em meados da Segunda Guerra Mundial. Os limites eram passados de pai para filho e assim por diante. Na década de 50 o conceito de complexo de inferioridade, trauma, auto-estima, passa a ser de interesse popular, juntamente com as iniciais noções de psicanálises.
Durante essa matéria pode se observar tópicas interessantes onde são tratados: Dificuldade dos pais em estabelecer limites aos filhos; A distorção do conceito de psicologia e psicanálise, para os leigos; Por quê os pais sofrem para dizer não?; O jogo de empurra: pais transferem à escola a missão de educar, a escola acha que a tarefa é da família, etc.
Para complementar a matéria indicamos o livro: c, que já ultrapassa a 86ª edição. Educar com limites, dizer não quando necessário é prova de amor, é proporcionar segurança e respeito, base do educar.  Dizer não é uma difícil arte, diz Tânia.
Ser pesquisador deixou de ser ato de curiosidade para ser questão de sobrevivência . Todos os dias somos presenteados com diversos desafios que tornam nossos recursos ultrapassados; a renovação se faz necessária, momento em que o tradicional se dilui no novo e o antigo se realiza por ter contribuído.

Nenhum comentário: