Seja um Parceiro!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Movimento Gota d' Água


Por Priscilla Mendes

Você assinou a petição porque conhece a causa ou fez igual época de eleição?

Galera, o Movimento Gota d' Água está sensibilizando centenas de pessoas e gerando uma repercussão enorme nas redes sociais. Nos últimos dias a campanha foi lançada com atores conhecidíssimos, que abraçaram a causa e fizeram um mega material publicitário para impedir a construção da usina de Belo Monte, enfim, o foco principal da campanha foi alcançada - ATINGIR UM NÚMERO GRANDE DE PESSOAS E SENSIBILIZAR CADA UMA DELAS, de forma simples, objetiva e direta, deram o recado e demonstraram que cada um pode se manifestar e que mesmo sentadinho aí, olhando para o seu computador, você pode impedir projetos, leis e que a sua assinatura, assinatura do seu vizinho, amigo pode surtir efeito.
Bom, até aqui tudo perfeito, só que após uma assinatura, muitos acham que já fizeram a sua parte ou até mesmo assinam sem nem saber o que é petição ou pior, nem sabem o que é a Usina de Belo Monte. Aí eu pergunto, até quando as pessoas vão delegar a obrigação para o próximo? A obrigação de procurar informações sobre o Movimento Gota d' Água não é minha é SUA, enquanto projetos são lançados, leis são aprovadas, você fica aí, parado, sem nem saber o que acontece e quando uma campanha é lançada, você assina e pronto - UFA, FIZ O MEU PAPEL DE CIDADÃO, igual muitos fazem em época de eleição, vão votar e ao andar pelas ruas pegam um papel no chão e putz -  ACHEI O MEU CANDIDATO ou vota em alguém por achar ele engraçadinho e fofinho.
Para muitos o movimento é apenas mais um e mesmo que você compartilhe com amigos e saiba que ele assinou, ao perguntar amanhã: E aí, você viu a campanha Movimento Gota d' Água, bacana a iniciativa né?
Poderá correr um risco de ouvir- CAMPANHA GOTA D' ÁGUA? NÃO TÔ LEMBRADO NÃO. Então, vamos acordar, nos mover, afinal a causa não é minha, não é sua, é NOSSA, quando falamos da campanha Movimento Gota d' Água, não estamos apenas nos referindo ao meio ambiente, estamos falando sobre vidas, tribos indígenas que serão JOGADAS por conta da construção.
Especialistas consideram a obra como um completo desastre ecológico, que irá alagar uma área imensa de floresta, expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas e a Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com Belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades.
A hidrelétrica caso seja construída, irá inundar pelo menos 400.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro. Prestem atenção, R$30 bilhões gastos, 400.000 hectares da floresta destruída, 40.000 pessoas prejudicadas e tudo isso para que? Para construir uma usina que seria usada apenas durante 4 meses do ano,  4 MESES.
Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele irá suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porém, são as empreiteiras que contratam lobistas e tem força política – a não ser claro, que um número suficiente de nós da sociedade, nos dispormos a erguer nossas vozes e nos mobilizar.
O poder que você entregou nas mãos de meia duzia que aprovou este projeto, só podera ser interrompido caso tenha apenas 750.000 assinaturas. Somente um chamado massivo da sociedade conseguirá convencer que a obra não seja feita e quem sabe assim as pessoas e o planeta serão colocados em primeiro lugar, mas lembre-se que a obrigação de cuidar do meio ambiente e dessas pessoas que serão prejudicadas caso tenha a obra, não é apenas das pessoas que candidatamos é nossa também e que não é com uma assinatura que você irá mudar o mundo e fazer o papel de cidadão.

Não veja o vídeo, vote e pronto. Procure saber sobre o assunto e de tantos outros que você deve opinar.

Fica a dica da campanha: http://vimeo.com/32115701   
Fonte: http://www.avaaz.org/en/    

Um comentário:

Ju Barbosa disse...

Muito bom Priscila, precisamos aprender a se conscientizar com as causas e não apenas votar, como ficou super claro em seu texto, o movimento gota d´água precisa ser pesquisado a fundo pois é algo de muita responsabilidade que se aprovado pode causar danos ireparáveis e essa responsabilidade é NOSSA, parabéns pelo texto.