Seja um Parceiro!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aprendiz lança cadernos sobre Bairro-Escola

Dica de leitura
 
 
A associação Cidade Escola Aprendiz lança, em parceira com a Editora Moderna, uma coleção de cadernos sobre a tecnologia social do Bairro Escola, conceito que visa integrar espaços educativos das comunidades e que pauta o trabalho da instituição há 14 anos.
A cerimônia de lançamento acontece em 25 de novembro, às 19h, no Teatro da Vila (Rua Jericó, 256), em São Paulo (SP).
No evento, os autores dos artigos irão realizar um debate sobre Educação Integral e Desenvolvimento, acompanhados do economista Ladislau Dowbor, que é professor da PUC-SP.  A mediação fica por conta da diretora geral da instituição, Natacha Costa. Para encerrar o evento, o musico Thiago Varzé realizará um show gratuito.
Cadernos
A coleção faz referência às quatro tecnologias sociais que sustentam o Bairro-Escola e seu projeto de articulação comunitária para a educação: Pesquisa-ação Comunitária, Trilhas Educativas, Comunicação Comunitária e Arranjos Culturais. O objetivo é disseminar o conceito para subsidiar projetos e políticas públicas de educação.
Os dois primeiros exemplares, que inauguram o lançamento da coleção, tratam sobre Pesquisa-ação Comunitária e o Trilhas Educativas. O primeiro mostra a importância do mapeamento comunitário e da formação de atores locais para a realização de ações que garantam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O segundo volume trata sobre a relação entre escola e comunidade na constituição de um currículo de estudo e pesquisa, com foco no conhecimento e nas potencialidades de cada território.

Nenhum comentário: