Seja um Parceiro!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Diga não ao preconceito

Por Priscilla Mendes

Hoje, recebi essa matéria e fiquei chocada ao ler cada trecho! (re)ver essas situações e pensar até que ponto as pessoas vão tratar a homossexualidade como doença ou falta de caráter... Até que ponto algumas pessoas vão observar este assunto como algo divertido e com piadinhas, vendo pessoas sendo atacadas por serem homossexuais e achando tudo normal, ou seja, se gosto da cor roxa e você da rosa, EU POSSO E TENHO O DIREITO DE ESPANCAR VOCÊ, AFINAL VOCÊ DEVE TER O MESMO GOSTO QUE EU. Ridículo e triste, afinal o Brasil é repleto de pessoas de diferentes etnias, crenças, culturas e gostos, é um país onde todos tem o livre arbítrio de ir e vir e se "todos" lutam por um país justo e igualitário, sem preconceito entre ETNIAS, porque não lutar por um país SEM PRECONCEITO MESMO, onde ninguém fica julgando o próximo pelo gosto sexual, pela forma de ser e se vestir.

Nos últimos dias tivemos como destaque a manifestação de jovens que "lutam pela liberdade", mas qual liberdade seria essa? A Liberdade seria fumar maconha? Como diria a minha amiga Grazi Carvalho, quantas vezes você estudou em escola pública, cultivando o sonho de passar na USP e hoje a briga dos que estão lá é para fumar maconha livre dentro do campus, grande manifestação não é mesmo? Mais uma vez eu digo, triste e ridículo, afinal antigamente as manifestações tinham uma causa plausível.

Bom, logo mais iremos comemorar o dia 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, para muitos é mais um feriado rs, para outros é uma data especial, dedicada a reflexão sobre negro na sociedade brasileira, afinal o racismo impõe barreiras difíceis de ultrapassar, fecha as portas para a escola, para o emprego, para oportunidades a que todo cidadão tem direito. Produz miséria, violência e destrói vidas, pois condena as pessoas pela sua cor. A criação desta data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional é um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira, só que aí eu pergunto, precisa existir data para lembrarmos da importância do povo negro na nossa história? Precisa de data especial para lembrarmos que preconceito é CRIME, que devemos respeitar o próximo independente de sua cor?

Até quando vamos criar datas para lembrar que respeito é fundamental e que não é a etnia, sexualidade ou estilo que define o caráter de uma pessoa? Espero que o dia Nacional da Consciência Negra não seja transformado que nem o Dia do Índio, data que eu comemorava quando eu era criança e que hoje nem escuto falar e já que vivemos em um país onde tudo vira feriado, ESPERO e SONHO que um dia criem o feriado do NÃO PRECONCEITO, porém lembrando, que este dia seria comemorado TODOS OS DIAS, afinal estou cheia de ver as pessoas lutando por causas que só dizem respeito a elas mesmas.

Chega de preconceito, você não precisa aceitar, apenas respeitar, respeitar a cultura do próximo, a etnia, o gosto sexual, a diversidade de opinião e gosto, afinal no caso do personagem da matéria que recebi, a criança de 8 anos, por ser transexual só foi aceita em uma escola especial, dirigida a alunos com dificuldade de aprendizagem e deficiência física e mental. O preconceito foi tão enorme que ela foi privada até mesmo do direito da educação.

Fica a dica da matéria...

Nenhum comentário: