Seja um Parceiro!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Workshop de culinária



Proporcionado pelo Centro de Referência da Assistência Social -  CRAS Campo Limpo, os projetos em parceria com a Prefeitura de São Paulo, CCA Vale das Virtudes, CCA Piracuama, CCA Vila Andrade, entre outros, participaram no último mês do workshop de culinária, oficina oferecida gratuitamente aos serviços sociais das comunidades, tendo como objetivo ampliar o repertório culinário, por meio de dezenas de dicas e truques.

Durante o Workshop também foi realizado um  Concurso de Culinária "Um legume para fazer sobremesa ou uma fruta para fazer um salgado". O prato salgado que ficou em primeiro Lugar foi do CCA - Vale das Virtudes, com a receita de Filé de Peixe ao Molho de Manga, feito pelas mãos da cozinheira Sueli Aparecida M. Barbosa,  que foi premiada com uma bela cesta de produtos alimentícios. Cada participante recebeu por e-mail as receitas ensinadas no dia pela chefe Neide Rigo.


Aqui vai uma receita colorida que chama a atenção das crianças e desperta o paladar de todos:


PANQUECAS COLORIDAS  COM CARNE MOÍDA

Para a massa de beterraba: 50 g de beterraba cozida (cerca de 1/4 de xícara se amassar bem), 1 ovo, meia xícara de leite (120 ml), 1/2 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de fermento, 1 colher (sopa) de óleo e 5 colheres (sopa) de polvilho doce (35 g)

Para a massa de espinafre: 1/4 de xícara de espinafre cozido, espremido e picado (pode ser espinafre congelado). Se quiser, substitua por taioba. O resto dos ingredientes, igual à massa de beterraba.  

Para a massa de cenoura: 50 g de cenoura bem cozida (cerca de 1/4 de xícara). O resto, igual às massas anteriores. 

Recheio: carne moída ou frango refogado

Modo de fazer: bata os ingredientes de cada massa no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea e lisa. Frite cerca de 1/5 da massa em frigideira antiaderente sem untar (o óleo na massa elimina a necessidade de untar e o uso de frigideira antiaderente também). Mexa bem a mistura cada vez que despejar  na frigideira, para evitar que o amido se assente no fundo.  Doure de um lado, vire com uma espátula e cozinhe do outro - não precisa deixar dourar depois de virar, assim este lado ficará mais colorido.

Recheie, cubra com creme de leite ligeiramente espessado com polvilho e temperado com sal e noz moscada, cubra com queijo e leve para gratinar. Ou sirva como qualquer outra panqueca, faça trouxinhas ou corte tiras para servir com caldo de frango caseiro. 

Rendimento: cada massa rende cerca de 5 panquecas 

Utensílios e equipamentos3 tigelas, liquidificador, panela para cozinhar os legumes, colher-medida, frigideira antiaderente, espátula, fogão doméstico.

Nenhum comentário: