Todo mês no Clube da Turma M' Boi Mirim acontece a parada
pedagógica, onde todo o grupo de profissionais se reúnem e participam de palestras,
tendo orientação do trabalho social realizado com crianças e adolescentes
dentro do Clube, cada mês um tema é abordado e no último encontro a palestrante
Helena Masquette do Instituto Alana, trouxe para os educadores a discussão
sobre a luta contra a propaganda dirigida à criança, principal fator gerador do
consumismo infantil, pratica que afeta o cognitivo, o físico e a vida social.
A proposta também apresentou o documentário “Criança a Alma
do Negócio”, reunindo uma série de especialistas que denunciaram a prática da
propaganda dirigida ao público infantil. Segundo a psicóloga e publicitária Helena
Masquette, ignorar que a propaganda para criança é ruim, demonstra o
individualismo do brasileiro, que visa lucros, presentes e se esquece que
acabar com a infância é acabar com o futuro de um país.
A palestra contou com dados surpreendentes como o tempo que
as crianças brasileiras passam assistindo televisão, cerca 5h por dia, dados
que surpreenderam e assustaram os participantes, "Como que algo tão doce e
às vezes engraçado, pode ser tão perigoso e cruel, e o pior é que nem nos damos
conta", relatou o educador Ricardo de Sousa pasmo e já para a educadora
Daniele Rezende, a palestra além de auxiliá-los no trabalho, também serviu para
orientá-la como mãe em relação ao cuidado com a propaganda dirigida ao seu
filho.
Diante de vários exemplos abordados em uma única palestra o Instituto
ALANA ressaltou o cuidado que os pais, educadores e responsáveis, devem ter em
relação a comunicação de massa, "Não somos contra os pais, que acabam
sendo reféns desse sistema e por conta de sua rotina acelerada acabam cedendo
aos impulsos da propaganda, a nossa luta é contra as empresas de publicidade
que utilizam de forma covarde atingir um alvo inofensivo e incapaz de se
defender para satisfazer seus lucros, crianças", relatou Helena Masquette.
Nenhum comentário:
Postar um comentário