Seja um Parceiro!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Grupo de Família


Com o objetivo de unir e aproximar os familiares dos atendidos, o núcleo Medida Socioeducativa - MSE Pedreira, passou a realizar mensalmente o Grupo de Família - Terapia Comunitária que atinge um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais.

O encontro proporciona a fala de cada participante, a liberdade de expressar sofrimentos psíquicos, a oportunidade de resolver situações de crises familiares, promove a integração das pessoas e durante cada reunião a equipe do MSE cria exercícios de inclusão e valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo e família, promovendo encontros interpessoais e intercomunitários, a fim de restaurar a autoestima, autoconfiança e redução da violência doméstica e urbana.

No início, cada participante coloca uma questão que o aflige e o grupo decide qual delas será debatida naquela sessão. De um relato de trauma do pai, por exemplo, a equipe de técnicos e o grupo de participantes, atuam como facilitadores conduzindo a discussão para a questão colocada em debate e juntos buscam respostas para a situação, partilham experiências, vivencias, conhecimentos e emoções que fazem parte da vida de todo o ser humano.

Durante a Terapia Comunitária,  muitas vezes, uma pessoa apoia outra por ter vivenciado e encontrado solução para os mesmos problemas e ajuda simultaneamente, uma vez que o problema do outro foi  semelhante ao seu. O resultado terapêutico é atingido de forma individual, mesmo diante de histórias e narrativas compartilhadas e a cada encontro, é possível observar o resultado coletivo, através das construções e produções do grupo, durante o processo de terapia. 


Nenhum comentário: