Seja um Parceiro!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Você conhece o Setor Psicossocial do Clube da Turma?

O setor psicossocial é formado pela equipe técnica: Luciana (Assistente Social), Viviane (Psicóloga) e as estagiárias: Greice (Psicologia), Patrícia e Tatiane (Serviço Social).
Os atendimentos são direcionados às crianças, adolescentes e suas famílias e as Mulheres do Novo Milênio (alunas do curso corte e costura), as demandas são trazidas pelos educadores e ou seus supervisores.
Também é atendido um número significativo que chega ao espaço através de encaminhamentos feitos pelos outros serviços da região, seja da educação, saúde ou assistência social e conforme a questão apresentada, a criança é inserida nas atividades do espaço.
As ações realizadas pelo setor psicossocial se dão através do acolhimento, escuta, orientações, observações, visita domiciliar, encaminhamentos e articulações com  as redes de serviço.
Devido ao grande número de atendidos no espaço, foi se pensado também outras formas de atendimentos que direcionasse por outro olhar, foi quando em parceria com a Fundação Abrinq conseguimos uma pediatra (Dra Ana Maria Ferreira) que realiza um trabalho médico preventivo.
Este setor também é responsável pela inclusão no convênio odontológico Odontoprev e no Programa Ação Jovem.
ODONTOPREV: Plano Odontológico oferecido por um período de um ano aos educandos do Clube da Turma e conforme disponibilidades das vagas são direcionadas para alguns usuários dos outros núcleos.
AÇÃO JOVEM: Programa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), destinados a adolescentes e jovens de 15 a 24 anos e tem por objetivo fomentar o aluno a concluir o ensino básico, motivando-o ao mercado de trabalho.

O setor psicossocial não está baseado apenas nas questões burocráticas na qual está inserida, mas sim em um trabalho que de fato consiga atingir seus objetivos quanto a tratar estas crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, proporcionando um atendimento que seja visto e respeitado sua totalidade e seu processo histórico, não distinguindo as questões que neste setor são trazidas seja elas: situação socioeconômica, comportamentais, conflitos familiares, drogadição, violência, deficiência física ou intelectual como entre outras.
‘O trabalho é feito por amor e com amor’






Por, Luciana Correia (Assistente Social)

Um comentário:

Dundy Ross disse...

Meus parabéns ao blog. Ótima matéria!
É de suma importância que a população a nossa volta saiba do quando o setor Psicossocial vem ajudando pessoas desesperadas por uma ajuda a sorrir e seguir em frente no momento em que mais precisam ou não aguentam mais.

Se trata de uma trabalho digno ao mérito da perfeição!
O amor ao próximo é o maior sentimento do mundo.