Seja um Parceiro!

terça-feira, 29 de maio de 2012

São Paulo terá primeiro museu gay da America Latina


Por Priscilla Mendes

Na última semana comemoramos o Dia Internacional Contra a Homofobia e hoje foi publicado em algumas mídias sociais que na praça da República, coração do centro paulistano e um dos cartões-postais gays de São Paulo, será erguido o primeiro museu gay da América Latina. Se ficar pronto em 2013, como está previsto, a capital paulista irá se juntar a duas outras grandes metrópoles do mundo, afinal, hoje, somente San Francisco, nos Estados Unidos, e Berlim, na Alemanha, têm projetos parecidos.

O espaço deve ser batizado como Centro Cultural, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, tendo como objetivo resgatar memórias, ser referência para quem busca auxílio cidadão e expor peças que remontem a história do movimento gay por um viés cultural. 

Diante de tantas reportagens publicadas sobre o 1º Museu Gay, deboches de internautas, declarações preconceituosas e homofóbicas, dezenas de pessoas demonstraram indignação, falaram sobre o fim do mundo e relataram que com a construção de um Museu Gay, estaremos dividindo os homossexuais dos "normais", agora eu só queria entender o que é ser NORMAL para estas pessoas? 

Cada um tem a sua própria opção e ninguém tem o direito de oprimi-la, se nem Deus JULGOU, quem somos nós para julgar? O amor de Deus não diferencia pessoas e o que se transforma em ódio e repudia nunca foi o Amor de Deus, mas em vez disso foi o desejo de ser correto e “amado” no sentido pessoal, as pessoas são egoístas e pensam apenas no próprio "eu", o que eu vou pensar, o que vou sentir, qual diferença fará na minha vida, o que irei ver no museu, afinal eu sou "normal" rs. 

Defendo completamente movimentos LGBT e fico triste apenas por viver em um país que temos que criar MUSEU, FERIADO, LEIS, para que os homossexuais tenham espaço e para que as pessoas possam lembrar que respeito é fundamental e que não é a etnia, sexualidade ou estilo que define o caráter de uma pessoa. Chega de preconceito, você não precisa aceitar, apenas respeitar, respeitar a cultura do próximo, a religião, a etnia, o gosto sexual, a diversidade de opinião e gosto.

Quando as pessoas vão entender que ninguém escolhe ser gay, a pessoa simplesmente é, não existe argumentos para explicar o pq sou hetero, simplesmente gosto do sexo oposto e pronto, algo que não se explica e acho ridículo quem envolve Biblia e Deus para argumentar, ser contra, agir com preconceito e se julgar o "normal" e correto.

O preconceito e a ignorância imperam em muitos comentários, e o pior de todos foi um que encontrei no portal da Folha. Disse o normal, " Ao invés de um museu, o governo poderia criar um espaço reservado, isolado, para essas criaturas praticarem seus atos longe do olhar das pessoas normais", relatou. Quem deveria ser isolado da sociedade é esse ser que fez o comentário podre, que apoia e cultiva o preconceito e que deve achar o máximo quando um homossexual é atacado. Lembrando que homofobia é crime e ele está infringindo a lei estadual nº 10.948 que proíbe a discriminação por orientação sexual.

Fiquei pasma ao ler cada trecho e comentário, galera que viaja e faz argumentos idiotas do tipo "E se criar um Museu Hetero?", a cultura hetero já está amplamente difundida e preservada na sociedade. As pessoas não acompanham o desenvolvimento de políticas públicas culturais e ações empreendidas pela Secretaria de Cultura, e agora querem ser contra, julgar? Falando que o governo deveria investir o dinheiro em transporte, educação e bla bla bla, ninguém sabe que cada secretaria tem a sua verba e que a verba da Secretaria do Transporte ou seja lá o que for, não tem nada com a Secretaria de Cultura? 

(Re)ver essas situações é pensar até que ponto as pessoas vão tratar a homossexualidade como doença, falta de caráter ou coisa do outro mundo. Até que ponto algumas pessoas vão observar este assunto como algo divertido e com piadinhas, vendo pessoas sendo atacadas por serem homossexuais e achando tudo normal, ou seja, "se gosto da cor roxa e você da rosa, eu posso e tenho o direito de espancar você e ser preconceituosa, afinal todos devem ter o mesmo gosto que eu". RIDÍCULO E TRISTE.

Mais uma vez eu pergunto e o que é ser "Normal"? Lamentável. E você? O que acha sobre a construção do Centro Cultural, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo?

Nenhum comentário: