Seja um Parceiro!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio marca o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A definição desta data na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foi motivada por um triste fato ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, sofreu várias violações de direitos: foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens capixabas de classe média. Este crime abalou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

O abuso sexual caracteriza-se quando um adulto aproveita-se da condição de imaturidade física e psicológica de uma criança ou adolescente para provocar contato sexual ou criar situações de exposição a conteúdos sexuais inadequados ao nível de desenvolvimento da criança. O abuso sexual é um fenômeno marcado pelo silêncio e pelo medo, que atinge todas as classes sociais causando efeitos prejudiciais à saúde física e mental de crianças e adolescentes. Ele pode ocorrer com ou sem contato físico. 

Já a exploração sexual é definida como a utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais com fins lucrativos. Normalmente a criança ou adolescente é envolvida por agentes aliciadores que lhe oferecem dinheiro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual de crianças e adolescente os expõe a outros contextos e realidades como a prostituição, a pornografia, as redes sociais e de tráfico e no turismo com motivação sexual. 

Diante deste contexto, a Rede Nossas Crianças, composta por 171 organizações da sociedade civil e animada pela Fundação Abrinq – Save the Children, se posiciona de forma contrária ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e destaca a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias. 

Com a missão de criar e fortalecer em rede ações de mobilização, articulação e capacitação para influenciar as políticas nas áreas da criança, adolescência e juventude, a Rede Nossas Crianças, reitera a importância da sua participação na mobilização e disseminação da informação para toda a sociedade buscando a garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes. 

Convidamos você a realizar em seu território de abrangência uma ação voltada para essa causa. Por meio da ação em rede, podemos fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário: