Seja um Parceiro!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Clube da Turma disputa torneio - Lençoense X Santos Futebol Clube


Em parceria com o Clube Atlético Lençoense, que revelou o goleiro Marcos, um dos grandes ídolos do futebol mundial e do Palmeiras,  o Social Bom Jesus realizou dois jogos amistosos contra o Santos Futebol Clube no Centro de Treinamento Meninos da Vila e CT Rei Pelé, em Santos-SP. Tendo em vista que o Clube santista nos últimos amistosos contra outras equipes havia vencido por um mínimo de 8 gols de diferença, e o nosso resultado foi satisfatório,  4X1 e 2X0 para o Santos, sendo que o último foi um placar super apertado, onde os gols saíram nos 5 minutos finais. 
Este amistoso contou com a presença da coordenação técnica do Santos, que fez uma ótima avaliação dos nossos jogadores dentro e fora de campo e enfatizou a importância de se criar parcerias com projetos sociais afirmando que “das periferias surgem não só grandes craques, mas também grandes cidadãos”.
O coordenador também fez referência ao nosso educando Lucas Sena, que hoje compõe a equipe Sub-11 do Santos Futebol Clube e está invicto jogando o Campeonato Paulista desde o início como titular. Lucas tem se destacado não só pelo futebol apresentado, mas também pela sua postura diante do grupo, tem cooperado com a equipe e é referência de motivação para todos, pois esteve machucado no último mês, mas comparecia aos treinos e jogos para motivar os coleguinhas e tal personalidade tem chamado ainda mais a atenção da comissão técnica.

Inicio do Curta Jovem


Este semestre o Clube da Turma recebe mais uma vez o SESC Santo Amaro, só que desta vez, para efetivar a proposta do projeto “Curta Jovem” com 30 adolescentes do espaço. O projeto visa aliar-se ao processo de formação do olhar com atividades de capacitação nas principais etapas relativas ao processo de produção audiovisual, na forma de um curta-metragem em seus diferentes formatos: quadrinhos, animação e filme. E com a utilização de qualquer suporte compatível: celulares, câmeras fotográficas e microcomputadores em geral.  Os conteúdos abordados serão: Introdução à História do Cinema, Roteiro, Produção, Áudio, Fotografia, Gravação e Edição.  A ideia é que o projeto alcance de jovens, com até 24 anos, com interesse em produzir um audiovisual, principalmente àqueles com dificuldades financeiras para buscarem formação na área. Além disso, o projeto enfatiza estimular a formação e a difusão cultural das práticas juvenis, tendo a juventude da zona sul como protagonista da ação. Com duração de um mês, o produto final será apresentado no SESC Santo Amaro. Além de fortalecer os vínculos com esse importante polo cultural, a parceria com o SESC, permitirá crescimento  aos nossos atendidos em uma área totalmente importante para sociedade atual.

Transtorno alimentar é tema no Qualificação Profissional


No mês de novembro o Clube da Turma M’ Boi Mirim junto ao projeto de Qualificação Profissional trabalhou com o tema transtornos alimentares, após observarem por meio de  pesquisas, que este tema é pouco trabalhado com os adolescentes, principalmente com as meninas, que buscam um padrão de beleza constante, para se enquadrarem ao que a sociedade exige, induzindo muitas vezes o vômito ou simplesmente deixando de comer (sintomas da bulimia).

Entre pesquisas, rodas de conversa com as adolescentes e palestras, apontou-se que os transtornos alimentares têm mais um aliado: a internet, um recente estudo realizado por uma pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF) a psicóloga Ana Helena Rotta, durante seis meses, analisou 50 blogs brasileiros pró-anorexia ou pró-bulimia, feitos e visitados em sua maioria por meninas entre 14 e 17 anos. A pesquisadora acompanhou nesses diários o comportamento das pacientes de transtornos alimentares.

Em alguns blogs a anorexia se transforma em uma divindade, uma deusa quedita suas leis com a promessa de um sentido maior para a vida de seus seguidores”, conta a psicóloga. “’Ana’, como as internautas se referem à anorexia, é a divindade principal e a transferência da experiência da doença para algo característico de uma religião pode dar lugar a demonstrações extremas deadesão e fanatismo”, alerta. 

Entende mais sobre o assunto, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_alimentar



Qualificação Profissional simula processo seletivo


No último mês as turmas da Qualificação Profissional passaram por simulações de processo seletivo no Clube da Turma M’ Boi Mirim, tendo como objetivo proporcionar de maneira lúdica, situações encontradas no dia a dia, na hora de procurar um emprego ou participar de um processo seletivo. Acompanhados durante toda a atividade por Joyce Costa, educadora do Clube, os adolescentes fizeram a entrega de currículos, preencheram fichas cadastrais (similares às utilizadas em agências de emprego/RH) participaram de dinâmicas em grupo e de entrevistas presenciais, tendo no final um feedback individual, pontuando os erros e acertos.
Toda a simulação foi baseada por um roteiro montado durante a oficina de Qualificação Profissional,  e mensalmente a educadora Joyce Costa, faz simulações de processos seletivos, pesquisa vagas em aberto que estejam no perfil dos educandos e as deixam disponíveis nos murais do Clube da Turma para que todos acessem as oportunidades.

Novas oficinas no projeto de Artesanato


O projeto de artesanato ministrado pela educadora Maria Aparecida, tem sido muito procurado por antigos e novos atendidos do Clube da Turma, que buscam dentro de uma sala de aula, não só o desenvolvimento de técnicas de artesanato, mas um meio de geração de renda com o material confeccionado, resgatando a autoestima e autoconfiança. Com tanta procura, durante todo o mês de novembro o projeto trabalhou de forma consciente, tendo em vista a qualidade de vida e o respeito com o meio ambiente, focando na "Arte de Jornal", nas técnicas aplicadas, texturas, pinturas e nas diversas formas que o jornal pode se transformar, como: relógio de parede, cestas, quadros, bandejas, entre outros objetos de decoração, simples e que transformam o lixo em luxo. 
Confira os produtos em nossa página no Facebook:

Setor Psicossocial / Projeto Corte e costura


No mês de novembro as estagiarias de Serviço Social Greice Oliveira, Patrícia Barbutti e Tatiane Santos do setor Psicossocial, trabalharam com grupos de mulheres do projeto corte e costura, formulando dinâmicas para a integração e a socialização dessas mulheres, resgatando valores de expressão e trazendo resultados satisfatórios quanto à desinibição de cada uma que participa do projeto, o resultado foi mais que satisfatório, afinal as mulheres que costumam não falar, conseguiram se expressar, expor ideias e se posicionaram em determinados assuntos que integram a sociedade feminina. Vale ressaltar que esse mesmo grupo de mulheres passa por um atendimento psicossocial mensalmente com reuniões socioeducativas, e as estagiarias que acompanham, realizam escutas e colhem informações para os temas que serão trabalhados futuramente, no total mais de 70 mulheres em média passam pelo atendimento Psicossocial.

Torneio Estadual de Ginástica


Durante este segundo semestre de 2012 o núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim participou do Torneio Estadual de Ginástica de Mini Trampolim, realizado no Clube Hebraica, situado em Pinheiros e que contou com a participação das melhores equipes de ginástica de São Paulo. Além das pontuações altas, durante a competição, a equipe masculina do Clube da Turma ficou em quarto lugar e a equipe feminina ficou em quinto lugar na classificação geral, os resultados foram bons, levando em conta que foi a primeira vez que participaram de um torneio, que além de reunir equipes de ginástica de diversos lugares, transformou a competição em integração e presenteou casa participante com uma medalha.

Ginástica no Clube da Turma


A ginástica assim como as demais atividades esportivas do Clube da Turma M' Boi Mirim, busca transformar a atividade física em um meio de transformação social, onde o maior objetivo é a formação do cidadão. Se tratando do conhecimento específico da modalidade, as aulas são desenvolvidas de forma que possam facilitar a aprendizagem dos educandos, e todas as etapas são trabalhadas de forma gradativa para que todos possam praticar e aprender, focando na parte prática e teórica de forma divertida e lúdica.

A responsável por esta atividade de ginástica é a educadora Paloma de Brito, ainda praticante e atleta da modalidade, e com sua grande vivência, trouxe conhecimento para as suas aulas e possibilitou a participação dos novos ginastas em torneios realizados em São Paulo, como exemplo o torneio estadual de mini trampolim, aparelho mais trabalhado nas atividades durante as aulas, juntamente com o aparelho plinton.

prática dos movimentos gerais da ginástica também são fundamentais para a melhoria das capacidades motoras e psicomotoras dos educandos, além dos exercícios cognitivos desenvolvidos para melhorar a percepção , compreensão, aprendizagem e raciocínio.

Aula com os irmãos Hypólito


Donos de um currículo invejável no mundo da Ginástica Artística, os irmãos Hypólitos, Diego e Daniele, realizarão no último mês um bate-papo e demonstração seguido de vivência junto ao público do SESC Interlagos e um público convidado, entre eles o grupo de ginástica do Clube da Turma, que não poderia ficar fora dessa e além de aprenderem a praticar ginástica junto a esses dois nomes que são referências no esporte brasileiro, puderam também conhecer a história da dupla de irmãos.

A aula teve inicio com a roda de conversa para que os convidados pudessem se aproximar e conhecer a vida dos irmãos Hypólitos, e após esse momento foi dado inicio ao treino, passando por aquecimento até chegar aos movimentos de solo, e mais que observar foi possível tirar duvidas e ganhar dicas sobre a técnica de determinados movimentos, dicas fundamentais para o desenvolvimento e empenho desta equipe jovem de ginastas que marcaram presença no encontro.

Natação no Clube


A atividade de natação dentro do núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim, acontece semanalmente e conta com a participação de 157 eduncados que aprendem nado crawl, costas, peito, nado borboleta e conceitos teóricos da modalidade. Todas as aulas são ministradas por duas educadoras - Priscilla Santana e Daniela Rezende, que aplicam dentro da natação, atividades que promovem o desenvolvimento motor, psicomotor e cognitivo, integrando e transformando todos os participantes. 

Esporte no Clube da Turma, entenda um pouco mais!


No Clube da Turma o esporte é orientado como extensão de um processo de aprendizagem e além de promover a saúde, conceitos de cidadania, formando cidadãos de bem, o esporte tem como fator principal a inclusão social, buscando ampliar o leque de oportunidades e experiências que podem contribuir para a formação integral de cada educando, influenciando crianças e adolescentes de forma prazerosa e divertida, de maneira que possam tirar proveito de atividades tanto cooperativas como competitivas, promovendo a autoestima e autoconfiança na busca da superação de desafios.
Os esportes coletivos do Clube da Turma vêm realizando ao longo de 2012, ações internas e externas que propiciam aos atendidos diversas vivências sociais por meio da prática esportiva, ou seja, campeonatos, torneios, amistosos, passeios e também encaminhamentos de educandos a outros projetos esportivos como: Esporte Clube Pinheiros (três educandos encaminhados), Esporte Clube Banespa (dois educandos encaminhados), Clube atlético Lençoense (dois educandos encaminhados), Sociedade Esportiva Palmeiras (quatro educandas encaminhadas), Clube Atlético Taboão da Serra (um educando encaminhado) e Santos Futebol Clube (um educando encaminhado).

Contudo, o esporte não é o pilar central do Clube da Turma, mas sim o meio que auxilia na educação, onde se pode aprender, interagir e ensinar, cooperar e competir de forma saudável e satisfatória.


As atividades esportivas coletivas no Clube da Turma acontecem de segunda a sexta das 8h00 as 17h00 sendo elas:


Para crianças de 8 anos

Nesta faixa etária não temos uma modalidade específica, a criança vivencia todas as modalidades a fim de se descobrir, posteriormente com 9 anos escolhe a modalidade que mais se identifica.

Para crianças de 9 a 12 anos

Handebol

Educadora: Daniele Resende

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Basquete

Educador: Thiago Paiva

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Volei

Educador: Carlos Eduardo

Dias: Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Futsal I e II

Educador: Andréia Cristina e Francisco Carriel

Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

                 Para adolescentes acima de 13 anos

Handebol

Educador: Thiago Paiva

Dias: Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

Basquete

Educador: Thiago Paiva

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Vôlei

Educador: Carlos Eduardo

Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

Futsal (13 a 15 anos)

Educador: Bruno Rodrigues

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Futsal (16 a 23 anos) - Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.
Não fique de fora, entre em contato com o Clube da Turma M'boi mirim e se inscreva para participar das atividades de esporte.
Ligue: (11) 5832-2269

Homenagem aos educadores do Clube da Turma

Por Renata Moura


As ferramentas dos educadores

E indiscutível que todo profissional, independente de sua função, necessite de ferramentas para desenvolver seu trabalho com êxito. O pintor, por exemplo, necessita do pincel e tintas, o cozinheiro de suas facas e colheres diferenciadas, o pedreiro usa sempre sua “pá” que para ele é essencial, o eletricista, não existe sem sua caixa de chaves, alicates e fios. Porém qual a ferramenta do educador? Você deve está pensado... Sua arte (vivo dizendo que ela é uma ferramenta rsr), porém além dessa, ou melhor, dentro dessa percebo diariamente vocês utilizando diversas ferramentas essenciais para qualquer ser humano, vejo a ferramenta do amor, da dedicação, do comprometimento, da união, do empenho, do acreditar, da força, da fé, da perseverança, do foco na educação e na transformação de vidas, que às vezes tão pequenas, mas com grandes problemas. E que por meio do uso dessas ferramentas tão marcantes, vocês proporcionam momentos de paz e esperança, mudando a história. É como se pegassem algo que não tivessem mais conserto ou estivesse predestinado a um final e com suas ferramentas mágicas mudassem o rumo desses seres levando-os a outra perspectiva. Por isso, nessa data que se comemora o dia do professor, quero pedir que vocês continuassem utilizar dessas ferramentas para me auxiliar nessa árdua e deliciosa tarefa de transformar vidas. Apesar de ser simbólicas, as guarde no coração e não deixem que nunca ninguém as tome de vocês, pois elas são essenciais na vida de qualquer educador que se compromete em educar de verdade.

Exposição artes visuais


Sabe-se que a produção artística deve evitar estereótipos, afim de que o educando não seja impedido de criar e expor suas emoções por meio da arte, por isso, partindo deste principio e embasando na temática do projeto pedagógico - As oito maneiras de mudar u mundo, o Clube da Turma realizou a exposição do projeto artes visuais, espaço em que os educandos expuseram os trabalhos desenvolvidos durante o ano, dentro do tema, utilizando de diversas técnicas como sobreposição, pintura em tela, pontilhismo e colagem.

Durante a exposição os visitantes puderam se deslumbrar com telas e trabalhos incríveis realizados por alguns atendidos, estimulando a divulgação do talento de cada um, além de possibilitar a exposição do educando, Diego Augusto, que recebeu um mural pra expor suas obras pessoais demonstrando ser mais um talento entre tantos do espaço Clube da Turma M’ Boi Mirim. O evento contou com a participação dos pais que não economizaram elogios para a vertente e principalmente para os seus filhos. Mais um momento inesquecível dentro do espaço!

Fonte da imagem: http://ideiasdedeiamusso.blogspot.com.br

Dia da Criança


Este ano o Clube da Turma realizou o Dia da Criança, possibilitando que educandos e educadores desfrutassem de brincadeiras populares infantis. Além das brincadeiras os educandos participaram de um jogo de perguntas e resposta, tradicional - Torta na Cara. As turmas de sete e oito anos também puderam extravasar suas energias pulando em uma cama elástica cedida sem custo nenhum pela “Sabrina Eventos” que nos auxiliaram para tornar  esse dia especial. Além de toda essa magia os educandos puderam saborear um lanche diferenciado com direito a sorvete e trufas cedidas pela “Cakau Show”. Com tanto empenho e apoio de parceiros e educadores o resultado não poderia ser outro, “simplesmente incrível e inesquecível” como descreveu alguns dos nossos atendidos.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Meio Ambiente no CCA



No último mês o núcleo CCA Bandeirantes, levantou o tema – Meio Ambiente, tendo como objetivo fazer com que todos entendam que as nossas atitudes se refletem em algo positivo ou negativo, e que o planeta é a nossa casa, por tanto devemos preservar, reciclar, economizar água e cuidar do bairro em que moramos.

Focando em primeiro lugar na utilidade da reciclagem, foram abordadas as diferenças do lixo seco e lixo úmido, em seguida identificaram a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio e após foram separados grupos que fizeram um passeio em torno do núcleo para saber como anda a situação das ruas, observando a atuação dos moradores quanto à dispensa dos lixos e se há a preocupação deles quanto à limpeza das ruas, após o passeio foram confeccionados cartazes como ato de conscientização ao meio ambiente.

Para pontuar mais o tema entre os atendidos, foi feita a leitura do texto – a importância do meio ambiente, logo em seguida as crianças e adolescentes contaram um pouco sobre a situação hoje dos rios e das matas e ao final formaram grupos onde cada um criou dicas de como cuidar da natureza e deu conselhos sobre o meio ambiente para os grupos restantes. O tema – Economia de Água, também foi abordada e com um breve comentário, versos e poemas, pontuaram a importância da água e as possibilidades de economia dentro de casa.

Para finalizar o tema Meio Ambiente, não poderia ficar de fora o item Reciclagem, por isso, a galera do CCA Bandeirantes durante o passeio aos arredores do núcleo, coletaram materiais que poderiam ser transformados em algo novo dentro do serviço, recolhendo palitos de sorvetes e churrascos, caixas de papelão, garrafas pet e outros objetos, que seriam descartados no lixo.

Texto de leitura: http://www.osabetudo.com/a-importancia-do-meio-ambiente/

Vida saudável, sexualidade e saúde e bem estar no CCA Bandeirantes



Com o objetivo de fazer com que todos os atendidos estejam sempre atentos aos processos do desenvolvimento humano e que zelem por sua saúde em todos os aspectos, o CCA Bandeirante, trabalhou durante este semestre os temas: vida saudável; sexualidade e saúde e bem estar, detectando todas as dúvidas dos atendidos, por meio da Caixa de Dúvidas, confeccionada dentro do núcleo, feita especialmente para servir como um meio de interação, afinal cada um colocava a sua pergunta, sem se expor.

Para atender todos os temas, o CCA Bandeirantes realizou várias rodas de conversa, uma sobre a necessidade de uma boa noite de sono e os benefícios adquiridos, abordando por meio de encenações, juntamente com as crianças e adolescentes, os benefícios de uma noite bem dormida e as consequências de uma noite mal dormida, entre mau humor no dia seguinte, irritação com qualquer coisa, baixa capacidade de concentração, baixo rendimento no trabalho, estresse, entre outros.

Outro tema abordado foi à importância dos exercícios mentais, estimulando os participantes a lerem mais o que automaticamente ajuda também na concentração e por último o CCA Bandeirantes levantou as questões - importância de visitas periódicas ao médico, explicando que simples exames preventivos podem evitar complicações sérias no futuro e a questão da  GESTAÇÃO, como evitar; Métodos contraceptivos; a vida do bebê no ventre da mãe mês a mês; a hora do nascimento, tipos de parto, entre outros temas.

Imagem: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1226

Visitas Domiciliares

Semanalmente, o CCA Jardim dos Prados realiza visitas domiciliares, entrevistas e faz um trabalho de acolhida e escuta, com objetivo de conhecer as dificuldades familiares para possíveis intervenções no CCA, providenciando encaminhamentos, se necessário, para as redes públicas de atendimento (CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, onde a família é atendida realizando o cadastro para aquisição de benefícios como: PTR – Programa de Transferência de Renda, BPC – Beneficio de Prestação Continuada), entre outros. 

Passeio ao Projeto Pomar

Com o apoio dos monitores Sandra Gomes e Felipe Sousa, as 90 crianças e adolescentes atendidas no núcleo CCA Piracuama, visitaram este ano o Projeto Pomar, criado em 1999, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, técnicos de diversas áreas e parceiros da iniciativa privada, com o objetivo de transformar e devolver a vida às margens do rio Pinheiros, promover a educação ambiental e junto à população incentivar o orgulho e o respeito pela cidade.
Toda a visita é monitorada para Instituições e escolas, e durante o percurso o visitante assiste um vídeo que fala um pouco sobre a história do Rio Pinheiros,  depois conhece os projetos de revitalização das margens (que inclui orquidário, minhocário) e por último o projeto de recuperação das águas (processo de flotação), procedimento que mais encantou os atendidos do CCA, que puderam conhecer de perto, como a flotação, transforma a água do rio suja, em água limpa, porém não potável, e como é bem mais fácil preservar o meio ambiente, do que destruir e depois passar por um processo de despoluição lenta.

Através do e-mail agendamentopomar@ambiente.sp.gov.br, você também poderá conhecer o Projeto Pomar.

CCA realiza intervenção no bairro


Com o objetivo de conscientizar os atendidos a preservarem o meio ambiente o CCA Piracuama realizou este ano uma intervenção com crianças e adolescentes, fotografando situações corriqueiras que estão presentes no dia-a-dia, como lixo jogado na praça, calçadas, córregos ao céu aberto, entre outras situações que o próprio homem poderia evitar, colocando em prática o papel enquanto cidadão, preservando a cidade, o bairro, os rios, represas,  reutilizando material reciclável, entre outros métodos que colaboram com a preservação do meio ambiente.

Por meio das fotos os atendidos mostraram o olhar que possuem do bairro em que moram e com as imagens impressas, fizeram uma discussão sobre possíveis soluções para às situações fotografadas, permitindo criar ações de intervenção e um novo olhar, destruindo a postura de conformismo e mostrando que muita coisa deve ser mudada, começando por cada um de nós e nos hábitos diários.

Festa da Família no CCA


Este ano o Centro para Criança e para Adolescente - CCA LUCA realizou a Festa da Família, reunindo 52 crianças/adolescentes, 25 famílias e 15 pessoas da comunidade, por meio de palestras e mutirões de exame de vista gratuito, que atendeu 40 pessoas e ofereceu em parceria com a Ótica Revolution, descontos e pagamento facilitado, além de presentear um dos atendidos com um óculos. Os demais tiveram a receita encaminhada para a Fundação ABRINQ - Save the Children uma parceria da Organização Social Bom Jesus na obtenção de óculos gratuitos para crianças e adolescentes que necessitam.

Durante a festa foi feita também uma palestra dando continuidade ao módulo - violência gera violência, capacitação feita com o Instituto Criança é Vida, em que é citada a função da família; educação dos filhos; quem é o responsável, mãe, pai e filhos que não se separam; que todas as crianças desejam uma família, enfim, além do projeto caminho de volta família e escola: uma relação de parceria, violência contra criança: a família como o principal agente agressor, e dicas para pensar este módulo.

Na Festa o CCA Luca também realizou brincadeiras, bingo, bazar, praça de alimentação e apresentação de grupos musicais formados por atendidos, além de presentear todos os familiares com um chaveiro que continha a fotografia de cada criança e adolescente atendida, e uma frase “Paz e harmonia eis a verdadeira riqueza de uma família”, representando o desejo da equipe do CCA, que solicitou no final do evento uma carta escrita por todos os pais, relatando o que deveria ser modificado no bairro do Parque Santo Antônio, bairro em que está localizado o núcleo, estimulando o grupo a exercer o papel de cidadão, reivindicando o que a comunidade necessita.

Alimentação Saudável



Mensalmente o núcleo CCA Jardim dos Prados realiza atividades de culinária, tendo como objetivo trabalhar a alimentação saudável e valores nutritivos dos alimentos, colocando também em prática várias formas multidisciplinares como: hábitos saudáveis e de higiene como lavar sempre as mãos com água e sabão, prender o cabelo utilizando uma touca, usar o avental para manuseio de alimentos e leitura e linguagem, por meio da interpretação das receitas e também da matemática, com as quatro operações, fração (pizza), medidas e outras.

Durante a atividade a criança e o adolescente também têm acesso a Ciência, História e Geografia, disciplinas que estão dentro do trabalho culinário como, por exemplo, na origem dos alimentos, estado físico e gasoso, alteração dos alimentos quando estão sendo preparados, os cinco sentidos, diferenças nos hábitos alimentares e receitas típicas e regionais, comidas que representam a história do povo brasileiro e sem sair da cozinha, aproximam o cozinheiro com vários estados e culturas.

Diante de tanta diversidade e de receitas variadas o CCA Jardim dos Prados, juntamente com os atendidos, construíram uma pirâmide alimentar através de pesquisas, ferramenta extremamente importante, “É importante termos uma pirâmide alimentar em nosso refeitório porque a visualização dela nos orienta para uma alimentação mais saudável”, relatou a coordenadora Leila Bernardes que também conta com o apoio dos familiares dos atendidos.



Oficina de Libras


Ainda na faculdade O professor oficineiro - Edmundo Vieira e seu grupo de estudos recebeu o desafio de desenvolver em uma instituição pública, privada ou de terceiro setor, uma proposta pedagógica, e dentre as propostas pensadas e votadas, Libras venceu, recebendo um olhar diferenciado por oferecer aos atendidos uma proposta de socialização com um público que deseja socializar com o ouvinte, o deficiente auditivo. Entre tantas instituições o projeto escolhido foi o CCA Bandeirantes, núcleo que atende em torno de 120 crianças e adolescentes e está em uma região significativa de pessoas com perda auditiva (parcial ou total).

Com o objetivo de desenvolver a socialização do grupo, o projeto foi colocado em prática dentro do espaço CCA Bandeirantes em 2010 e desde então vem trabalhando a coordenação motora dos atendidos na execução dos sinais simultaneamente com áudio (música), raciocínio rápido por meio simulações de problemas e situações do dia-a-dia, reflexão com base na aprendizagem brasileira de sinais (Libras) e  atividade lúdica, identificando o uso da heterogeneidade de conhecimentos em relação a cada aluno, executando atividades que preparam o grupo para desenvolver repertório musical em Libras, o que estimula o atendido a realizar apresentação fora do âmbito em que convivem e principalmente a se comunicarem com um deficiente auditivo.

Entre 2010 até hoje o grupo de libras já recebeu dezenas de convites, além de realizarem apresentações internas, fizeram apresentações externas como em confraternizações da ONG Social Bom Jesus, Hospital do Campo Limpo, Centro Universitário Ítalo Brasileiro e uma palestra na escola Campo Limpo III. Entre todos os atendidos é explicita a evolução de algumas crianças na segurança de se apresentarem em público, o diálogo que eles trocam no espaço e fora dele isento de ruídos é sustentável, e para finalizar essa etapa o CCA Jardim dos Prados também aderiu a oficina de libras e juntamente com o CCA Bandeirantes, realiza rodas de conversa entre os dois espaços e na sequência convidam deficientes auditivos para visitarem os núcleos e baterem um papo com a turma de libras, formada por alunos que realmente querem aprender e que querem desenvolver a comunicação e interação com as pessoas com perda auditiva (parcial ou total).




Parceria Casa de Cultura Cora Coralina


Em parceria com a Casa de Cultura Cora Coralina, o CCA Jardim dos Prados iniciou o projeto de incentivo ao esporte, utilizando o espaço da casa de cultura todas às quintas-feiras nos períodos manhã e tarde, para oferecer atividades de recreação e esporte, com o objetivo de contribuir com o bem estar físico, social e mental, melhorando a qualidade de vida dos atendidos. 


Um brincar construtivo que abre portas para a educação e a formação motora, social e afetiva e que de forma prazerosa, faz com que todos os educandos se desenvolvam e mostrem seus potenciais.



A Casa de Cultura da Vila São Pedro, mais conhecida como Casa de Cultura Cora Coralina, promove a integração e inclusão social dos moradores do bairro. Além de cursos e oficinas gratuitos, a Cora também cede seu espaço para o ensaio e as reuniões de grupos musicais, grupos de estudos, atividades de integração e centro de convivência para a terceira idade.

CASA DE CULTURA CORA CAROLINARua Santana, 201 (travessa da N.S. Sabará) - Campo GrandeTelefone: (11) 5631-0740E-mail: culturacoracoralina@ig.com.brFuncionamento: Terça a domingo das 9h às 21h.

Passeio ao McDonalds


O Centro para Criança e para o Adolescente - CCA LUCA, localizado na região do Parque Santo Antônio, realizou este ano um passeio para o McDonalds, em parceria com a gerente de restaurante Alexandra Soares, responsável pela unidade do Shopping Fiesta, que proporcionou pela segunda vez este passeio, presenteando crianças e adolescentes com lanches e brinquedos no dia das crianças. O transporte foi proporcionado pela ONG Social Bom Jesus e a Coordenadora Geral do Núcleo de Atividades Educativas e Culturais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - Kenia Mot.

Higiene Pessoal: Cuidados com o próprio corpo

Os educadores Felipe de Sousa e Sandra Gomes, utilizando as apostilas distribuídas pelo Instituto Criança é Vida, trabalharam durante todo o mês a questão dos cuidados com o corpo, relacionados à escovação, higiene pessoal e ao próprio banho. Após uma roda de conversa o grupo compartilhou opiniões e pensamentos sobre os tipos de composição de materiais para higiene e alguns produtos danosos ao organismo humano, enfatizando a importância das vacinas, para reforçar o sistema imunológico, evitando adoecimentos e doenças oportunistas, dando exemplo às vacinas antitetânicas e contra hepatite A, B e C, que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e são prevenções gratuitas. Por fim, foram distribuídos cartilhas de algumas de orientações para higienizar os alimentos.



CCA comemora a semana da pátria


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política, por isso, para comemorar a semana da pátria, o CCA Jardim dos Prados desenvolveu com suas crianças e adolescentes diversas atividades como pesquisas e trabalhos artísticos com objetivo de ampliar o repertório cultural e relacioná-los com os fatos da época e do contexto atual seja no campo social, educacional, político, econômico, cientifico e tecnológico. Dentre as atividades realizadas houve uma que se destacou: a confecção da bandeira do Brasil com materiais reciclados como jornais e revistas enviados pelas famílias atendidas do CCA.

Semana da criança



No mês de outubro o núcleo CCA Bandeirantes preparou a semana da criança para todos os seus atendidos, com muita diversão, lazer e atividades como: corrida de obstáculos, corrida do saco e twister; passeio ao Clube da Turma onde as crianças fizeram uso da piscina e da quadra esportiva; gincana de perguntas e resposta com torta na cara e brincadeiras com bexigas, as premiações eram balas, pirulitos, entre outros doces e para finalizar a equipe preparou uma mega festa para homenagear todas as crianças.

Durante a semana da criança, todos se divertiram muito e aproveitaram ao máximo todas as atividades propostas, frisando sempre a mensagem passada durante as atividades - o quanto é bom ser criança, a importância de viver a juventude, o quanto é bom ter liberdade para poder se expressar brincar, se divertir sem medo, ser feliz, o quanto é importante ter responsabilidade sobre as ações e que brincar tem que ser bom para todos, sendo uma ação sadia quando todos se divertem, ficam felizes e satisfeitos.






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

I Exposição ECOSOCIAL

No último sábado 27 de outubro ocorreu a I Exposição Sustentável ECOSOCIAL dos produtos da linha Social Bom Jesus, os produtos foram confeccionados pelas educadoras e por atendidos dos projetos de Moda, artesanato, qualificação profissional e corte e costura, foram seis meses de muita dedicação e determinação, criando e recriando as peças. Recebemos na I Exposição aproximadamente 200 pessoas, alcançamos nosso objetivo e esperamos que a ECOSOCIAL se transforme em um grande projeto com o intuito de caracterizar a importância da reciclagem. Agradecemos a presença daqueles que prestigiaram e admiraram todas as artes expostas.

Transforme seu lixo em luxo, venha participar das oficinas no Clube da Turma M’ boi mirim.