Final de ano, época de férias chegando e nada melhor do que realizar um passeio que agrega diversão, conhecimento, contato com a natureza e com os animais. Em tempos em que o lazer, muitas vezes, restringe-se às novas tecnologias, principalmente games e internet, outras opções tornam-se importantes alternativas para combater o sedentarismo e manter a criançada em contato com a natureza e pensando justamente na diversão e educação é que o CEI Jaguaré reuniu no último mês, pais, crianças e educadores em uma visita ao Parque Bichomania, localizado em Caucaia do Alto, Cotia.
O parque tem uma área de 120.000 m², com mini-fazenda, mini-zoo, berçario de animais, passeio de charreta, ordenha da vaca, horta orgânica, horta hidropônica, trilha, almoço de fazenda no fogão à lenha, entre outras atividades, onde cada um pode acompanhar a rotina do Parque, tendo o contato direto com a natureza, animais domésticos e algumas espécies silvestres da fauna.
E como diria Rubem Alves, "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas".
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Um comentário:
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )
Como já dizia Paulo Freire a curiosidade nos move, precisamos viver em uma constante busca, passar o dia com as crianças do CEI, no parquefazenda BICHOMANIA foi fantástico, ver cada carinha cada comentário sobre os animais, é muito especial uma educação infantil de qualidade ultrapassa as barreiras da sala de aula.
Postar um comentário