Seja um Parceiro!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Idosos fazem apresentação de Dança e Canto no CEU Guarapiranga

Com o encerramento das atividades de 2011 e após um mês de ensaio o SEIVA da Vida preparou para você uma apresentação do grupo de Dança Contemporânea e Coral, com aproximadamente 50 idosos que fazem parte do projeto - Núcleo de Convivência do Idoso, espaço de convívio e apoio à terceira idade, que desenvolve oficinas de artesanato, dança e música, baile, passeios, roda de conversa com orientação, encaminhamentos e palestras sobre o Estatuto do Idoso e serviços direcionados à terceira idade..

Venha prestigiar os nossos idosos!

Data: 11/12/2011
Horário: 9:30h
Local: CEU Guarapiranga
Estrada da Baronesa, 1120

A dança na terceira idade…

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo. Por esse motivo, grande parte dos idosos caem em depressão. Ainda assim, muitos dos “bons velhinhos” que têm bom-humor e alto-astral procuram manter esse pensamento através da dança e da música. Outros, procuram a dança para a cura de suas doenças, geralmente, incentivados por médicos.

Com o objetivo de sair e se divertir, a dança entra na vida dos idosos com força total trazendo a alegria e o bem-estar. A busca por novas relações interpessoais deixam de lado a tão indesejada solidão pelo inestimável vigor da vida. Doenças como a depressão, artrite, artrose, osteoporose, cardíaca, podem ser significativamente tratadas com a prática da dança. Isso porque, dançar estimula a circulação sanguínea, ajuda no fortalecimento dos músculos e ossos, estimula a produção de endorfina (substância do bem-estar) e previne a formação de pensamentos ruins e negativos.

Normalmente, à medida que envelhecemos vamos diminuindo o nosso poder de memorização. Este fato é caracterizado pelo aumento da falta de pensamento cognitivo. É aí que dança enfatiza os seus benefícios. Dançar estimula a concentração e a ordenação de cada movimento, de cada passo, forçando a geração de raciocínio lógico, através da cognição, além de exercitar o corpo, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, as pessoas de terceira idade também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória. Por meio da dança e da música, diminuem a ansiedade e melhoram a auto-estima.

Por Aline Pyrrho

Nenhum comentário: