Pela segunda vez a Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças realizou a doação de livros em um dos nossos núcleos e desta vez presenteou o CCA Jardim dos Prados com 120 unidades do livro “HISTORIA DE NATAL PARA AS CRIANÇAS”, dirigido ao público infantil, com o objetivo de mostrar o aspecto religioso do Natal que geralmente é afetado pelo consumismo.
"A História do Natal para Crianças", tem o relato das aventuras de dois irmãos, Francisco e Clara, que conhecem um velhinho que lhes explica o verdadeiro significado do Natal e também a origem do Papai Noel.
A cada ano esta festa inigualável é esvaziada de seu sentido. Das milhões de famílias que se reúnem para celebrar a "noite-feliz", quantas elevam um pensamento de amor a Jesus? Quantas crianças conhecem a história? Em muitos lares, a simbologia do Natal se resume a enfeites de luzes, guirlandas, bonecos, pinheiros, Papai Noel e presentes, sem deixar espaço para o presépio.
A consequência dessa superficialidade se reflete na mentalidade das crianças, afetada pelo consumismo. O desejo inocente de ganhar um presente de Natal se transformou numa solicitação constante por novos bens e novidades, e para quebrar está ideia de que Natal é apenas uma troca de presentes, a Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças publicou o livro.
Você sabia?
É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper's Weeklys.
Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor VERDE (com detalhes PRATEADOS ou BRANCOS), típico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo.
Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola não criou a imagem que conhecemos hoje, homem de pele clara, barbudo e com vestimenta vermelha, branca e preta, mas ressuscitou a imagem criada em 1886, usou na campanha publicitária e contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual do Papai Noel.
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