Seja um Parceiro!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Direitos e deveres do cidadão



O que você entende sobre democracia, cidadania, direitos, deveres e voto consciente? Bom, se para um adulto este assunto é complexo, imagine no mundo dos adolescentes? Pensando nesta complexidade e na importância que cada item apresenta, o núcleo de Medida Socioeducativa Pedreira pensou, planejou e montou três atividades durante o mês de setembro, abordando os temas: Sou cidadão e agora; Os direitos e deveres da criança e do adolescente e Conscientização política, tema presente em 2012, com a eleição para Prefeito e Vereador.

A proposta que até então parecia inovadora, envolveu todos os participantes, gerou debates, manifestações de opiniões e muito conhecimento, mostrando aos jovens que ao conhecerem melhor o regime democrático, seus direitos e deveres, mais cedo poderão exercer o papel de cidadão do futuro, cultivando a ética, justiça e cidadania. Durante o primeiro encontro, com o tema “Sou cidadão e agora”, a equipe do MSE exibiu um documentário - Ilha das Flores, um filme de curta-metragem brasileiro, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989 e que mostra de forma ácida, como a economia, consumo e desperdício, geram relações desiguais entre os seres humanos.

Após a exibição do documentário, todos os participantes fizeram uma roda de conversa, trocaram opiniões e fizeram um link entre o filme Ilha das Flores e o filme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, na qual defende que todos nós somos iguais, portadores de direitos garantidos por lei, entre elas o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e o SINASE - Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas.

Já para abordar o segundo tema - Os direitos e deveres da criança e do adolescente, a equipe envolveu os familiares dos atendidos, descrevendo breves leituras do ECA e do SINASE, explicando aos pais o significado e a importância de conscientizarem os seus filhos e para finalizar, o terceiro tema - Conscientização política, a equipe do MSE convidou um sociólogo, que percorreu através da linha temporal as mudanças políticas, explicando para os adolescentes a importância do voto e algumas transformações na história da eleição, recapitulando quando e porque iniciou o voto feminino, como era o voto antes das urnas eletrônicas, como eram feitas as campanhas, entre outros temas que despertaram entusiasmo e questionamento entre os participantes.

Imagem: http://www.coladaweb.com

Nenhum comentário: