Apenas um passo, o primeiro para seguir em frente, ao futuro. Essa é a imagem que crianças de quatro anos, alunos do Centro de Educação Infantil - Jaguaré, da ONG Social Bom Jesus, deixou na formatura da turma do Nível III, a última da Educação Infantil, antes de ingressar no EMEI. E com essa imagem que pais, familiares e educadores, emocionados, acompanharam os formandos nesse evento, realizado no último sábado, 12 de dezembro.
O traje de cerimônia foi igual para todos os formandos, mas a expressão no rosto de cada aluno era diferente e a alegria falou mais do que qualquer palavra, demonstrando que cada trabalho realizado, será guardado na lembrança de cada um, principalmente dos pais e crianças que chegaram no CEI ainda bebês e deram os primeiros passos na educação através da utilização das cores, formas, tamanhos e símbolos, fatores essenciais no processo do desenvolvimento da criança.
Comemorar a nova etapa na vida dos pequenos não foi nada fácil, e um dos momentos mais emocionantes foi o do juramento. Em coro, todos repetiram as seguintes palavras: "Eu, prometo na hora de estudar, estudar, na hora de brincar, brincar, e nesses dois momentos o melhor de mim sempre da. Eu prometo".
Entre fotos e aplausos, educadoras não conseguiram conter a emoção. "Muitos alunos que vão para o EMEI, chegaram no CEI ainda bebês e essa nova etapa na vida deles deve ser comemorada. Os ritos de passagem são muito importantes como recordações ao longo da vida. E mais importante ainda é compartilhar com as pessoas que gostamos, com os pais, avós, tios e toda a família", afirma Juliana Barbosa, coordenadora pedagógica do CEI.
O Centro de Educação Infantil - CEI Jaguaré atende, em período integral, meninos e meninas de 0 a 4 anos de idade. No local, são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, interativas e recreativas; é promovida a alfabetização; além de ser proporcionado o fortalecimento dos valores morais e éticos, como o respeito à vida, contribuindo-se, assim, para a formação da Cultura de Paz. “Com licença”, “por favor” e “obrigado” são algumas expressões que farão parte da bagagem que essas crianças levarão por toda a vida.
A festa contou com a presença dos Malabaristas Wagner e Matheus, que animaram a festa e também marcaram presença na história dos pequenos.