Seja um Parceiro!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dezembro - mês de confraternização


Na última semana o CEI Tupã Maravilha preparou para os familiares dos atendidos, uma confraternização com apresentações infantis natalinas, apresentações de dança da academia Dança Chris Jazz e do Ministério de Música da Paróquia Sta. Rosa de Lima. O evento foi finalizado com um maravilhoso almoço Italiano.














segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Arte de Rua SOLTA ESSE SORRISO


Esses foram os meninos que fizeram uma apresentação maravilhosa na formatura do CEI Jaguaré!

Contato: 
Tel: 7983-1243
E-mail: soltaessesorriso@hotmail.com

Formatura e confraternização no CEI Jaguaré


Apenas um passo, o primeiro para seguir em frente, ao futuro. Essa é a imagem que crianças de quatro anos, alunos do Centro de Educação Infantil - Jaguaré, da ONG Social Bom Jesus, deixou na formatura da turma do Nível III, a última da Educação Infantil, antes de ingressar no EMEI. E com essa imagem que pais, familiares e educadores, emocionados, acompanharam os formandos nesse evento, realizado no último sábado, 12 de dezembro.

O traje de cerimônia foi igual para todos os formandos, mas a expressão no rosto de cada aluno era diferente e a alegria falou mais do que qualquer palavra, demonstrando que cada trabalho realizado, será guardado na lembrança de cada um, principalmente dos pais e crianças que chegaram no CEI ainda bebês e deram os primeiros passos na educação através da utilização das cores, formas, tamanhos e símbolos, fatores essenciais no processo do desenvolvimento da criança.

Comemorar a nova etapa na vida dos pequenos não foi nada fácil, e um dos momentos mais emocionantes foi o do juramento. Em coro, todos repetiram as seguintes palavras: "Eu, prometo na hora de estudar, estudar, na hora de brincar, brincar, e nesses dois momentos o melhor de mim sempre da. Eu prometo".

Entre fotos e aplausos, educadoras não conseguiram conter a emoção. "Muitos alunos que vão para o EMEI, chegaram no CEI ainda bebês e essa nova etapa na vida deles deve ser comemorada. Os ritos de passagem são muito importantes como recordações ao longo da vida. E mais importante ainda é compartilhar com as pessoas que gostamos, com os pais, avós, tios e toda a família", afirma Juliana Barbosa, coordenadora pedagógica do CEI.

O Centro de Educação Infantil - CEI Jaguaré atende, em período integral, meninos e meninas de 0 a 4 anos de idade. No local, são desenvolvidas atividades lúdico-pedagógicas, interativas e recreativas; é promovida a alfabetização; além de ser proporcionado o fortalecimento dos valores morais e éticos, como o respeito à vida, contribuindo-se, assim, para a formação da Cultura de Paz. “Com licença”, “por favor” e “obrigado” são algumas expressões que farão parte da bagagem que essas crianças levarão por toda a vida.

A festa contou com a presença dos Malabaristas Wagner e Matheus, que animaram a festa e também marcaram presença na história dos pequenos.








Sim, lugar de criança também é na cozinha


Você sabia que com segurança e acompanhada de um adulto, a criança pode cozinhar, descobrir o mundo da gastronomia, da leitura, dos números, ciência, história, geografia, entre outros? Bom, foi pensando justamente nisso que o núcleo CCA Jardim dos Prados criou a aula de culinária, aproximando a criançada e estimulando a leitura de forma divertida e descontraída.

Por meio da interpretação de cada receita, a leitura e a linguagem foram trabalhadas, e a matemática foi incentivada por meio das quatro operações, fração (pizza), medidas e outras. Ciência, História e Geografia também estavam dentro do trabalho da culinária como: origem dos alimentos, estado físico e gasoso, alteração dos alimentos quando estão em preparo, os cinco sentidos, diferenças nos hábitos alimentares, receitas típicas regionais, entre outros itens.

A aula de culinária também despertou a curiosidade, desenvolveu a criatividade, aumentou a responsabilidade, preparou o paladar para novos alimentos e valorizou bons hábitos de higiene como lavar sempre as mãos com água e sabão, prender os cabelos utilizando uma touca, uso do avental e manuseio de alimentos. 

Receita preparada no CCA Jardim dos Prados

Biscoitinhos de sequilhos

  • 01 kg de polvilho doce;
  • 500 g de margarina;
  • 02 ovos;
  • 100 g de coco ralado;
  • 01 colher (café) de fermento em pó;
  • 02 xícaras (chá) de açúcar.

Modo de fazer: Aqueça o forno a 180º C. Num recipiente, misture o polvilho doce, a margarinas, os ovos, o coco ralado, o fermento e o açúcar. Trabalhe a massa ate ficar homogênea. Faça rolinhos e corte biscoitos com cerca de 5 cm.
Distribua numa assadeira sem untar e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar.

Rende: 50 unidades 







sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vídeo festa de confraternização no Clube da Turma

Programa Descobrir:

ONG Brasil 2011




Amanhã é o último dia do ONG Brasil, maior feira brasileira para o terceiro setor, com exposição de 500 ONGs de todo o país.

Visite o nosso stand!
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme
CEP: 02055-000 São Paulo / SP
Telefone: +55(11) 2089-8500
  

Festa de final de ano no Clube da Turma - Programa Descobrir

Hoje, aconteceu no Clube da Turma a festa de confraternização do programa descobrir, que desenvolve junto às crianças de 7 a 11 anos, ações complementares à escola, utilizando atividades de iniciação esportiva, cultural e lúdica  como instrumento de transformação.

Para os educadores e educandos, m
ais um final de ano se aproxima e para trás deixarão 365 dias de muito empenho para construção de alicerces ainda mais resistentes na caminhada que está por vir. A equipe do núcleo do Social Bom Jesus cresceu, mudou, renovou, ganhou novas caras, mais metas e que venha 2012.





Florescer

Aconteceu nesta semana no núcleo de Medida Socioeducativa - MSE São Luiz o primeiro Florescer, evento que surgiu para divulgar os trabalhos artesanais confeccionados nas oficinas de geração de renda, incentivo e criatividade, feitos por familiares dos atendidos e adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto encaminhados pelo Poder Judiciário.

O evento contou com a presença de vários parceiros, que além de contribuírem com o voto de confiança, acreditando na recuperação e mudança de cada atendido, contribuem diariamente com doações, acolhimento dos atendidos para prestação de serviço à comunidade, inserção dos adolescentes na rede de ensino e disponibilização de espaço para capacitação das atividades do projeto, como no caso a Escola EMEF Professor Airton Arantes Ribeiro, que disponibilizou espaço para que os atendidos realizassem a Prestação de Serviço a Comunidade Coletiva - PSC.

Além da divulgação dos trabalhos artesanais confeccionados por cada família atendida, os produtos foram colocados a venda e toda a arrecadação da verba, será dividida entre as famílias participantes da oficina de geração de renda do MSE São Luiz.




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oficina Gratuita de Chinelo e Artesanato


Em parceria com a subprefeitura o núcleo de Medida Socioeducativa - MSE Capão, localizado no Jardim Maracá, realiza semanalmente o projeto de geração de renda com as famílias locais, disponibilizando oficina de chinelo e artesanato, onde cada aluno aprende técnicas de decoupage e  aplicação de miçangas.

O material inicial é doado pela subprefeitura e após a criação dos primeiros produtos, os alunos geram renda com a venda dos artesanatos e revertem o valor arrecado em materiais, podendo assim trabalhar por conta. As famílias atendidas são moradoras do bairro Capão Redondo e em 6 meses de projeto, 40 pessoas foram beneficiadas. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Crianças do CEI Jaguaré visitam o Parque Bichomania


Final de ano, época de férias chegando e nada melhor do que realizar um passeio que agrega diversão, conhecimento, contato com a natureza e com os animais. Em tempos em que o lazer, muitas vezes, restringe-se às novas tecnologias, principalmente games e internet, outras opções tornam-se importantes alternativas para combater o sedentarismo e manter a criançada em contato com a natureza e pensando justamente na diversão e educação é que o CEI Jaguaré reuniu no último mês, pais, crianças e educadores em uma visita ao Parque Bichomania, localizado em Caucaia do Alto, Cotia.

O parque tem uma área de 120.000 , com mini-fazenda, mini-zoo, berçario de animais, passeio de charreta, ordenha da vaca, horta orgânica, horta hidropônica, trilha, almoço de fazenda no fogão à lenha, entre outras atividades, onde cada um pode acompanhar a rotina do Parque, tendo o contato direto com a natureza, animais domésticos e algumas espécies silvestres da fauna.

E como diria Rubem Alves, "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas".

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Idosos fazem apresentação de Dança e Canto no CEU Guarapiranga

Com o encerramento das atividades de 2011 e após um mês de ensaio o SEIVA da Vida preparou para você uma apresentação do grupo de Dança Contemporânea e Coral, com aproximadamente 50 idosos que fazem parte do projeto - Núcleo de Convivência do Idoso, espaço de convívio e apoio à terceira idade, que desenvolve oficinas de artesanato, dança e música, baile, passeios, roda de conversa com orientação, encaminhamentos e palestras sobre o Estatuto do Idoso e serviços direcionados à terceira idade..

Venha prestigiar os nossos idosos!

Data: 11/12/2011
Horário: 9:30h
Local: CEU Guarapiranga
Estrada da Baronesa, 1120

A dança na terceira idade…

O envelhecimento é o grande causador de inúmeros distúrbios que ocorrem no nosso corpo. As limitações aumentam e com ela, a dependência. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo. Por esse motivo, grande parte dos idosos caem em depressão. Ainda assim, muitos dos “bons velhinhos” que têm bom-humor e alto-astral procuram manter esse pensamento através da dança e da música. Outros, procuram a dança para a cura de suas doenças, geralmente, incentivados por médicos.

Com o objetivo de sair e se divertir, a dança entra na vida dos idosos com força total trazendo a alegria e o bem-estar. A busca por novas relações interpessoais deixam de lado a tão indesejada solidão pelo inestimável vigor da vida. Doenças como a depressão, artrite, artrose, osteoporose, cardíaca, podem ser significativamente tratadas com a prática da dança. Isso porque, dançar estimula a circulação sanguínea, ajuda no fortalecimento dos músculos e ossos, estimula a produção de endorfina (substância do bem-estar) e previne a formação de pensamentos ruins e negativos.

Normalmente, à medida que envelhecemos vamos diminuindo o nosso poder de memorização. Este fato é caracterizado pelo aumento da falta de pensamento cognitivo. É aí que dança enfatiza os seus benefícios. Dançar estimula a concentração e a ordenação de cada movimento, de cada passo, forçando a geração de raciocínio lógico, através da cognição, além de exercitar o corpo, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, as pessoas de terceira idade também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória. Por meio da dança e da música, diminuem a ansiedade e melhoram a auto-estima.

Por Aline Pyrrho

Guia para o uso responsável da internet

 
Dica digital
 
Este Guia foi criado para ajudar você a saber mais sobre a internet, tirar dúvidas, aprender algumas dicas e se sentir mais seguro para navegar e explorar tudo o que existe de melhor na rede.
Acesse o site http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/ e adquira maiores informações.
 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SOCIAL BOM JESUS PARTICIPA DA FEIRA ONG BRASIL



Entre os dias 15 e 17 de dezembro o Social Bom Jesus irá participar da maior feira brasileira para o terceiro setor, a ONG Brasil que tem como objetivo criar oportunidades de aproximação com a iniciativa privada, trazendo à sociedade a exposição de 500 ONGs de todo o país e congressos voltados para a capacitação de voluntários e viabilização de parcerias.
A feira será aberta à visitação do público no dia 17/12 (sábado). Nos dois primeiros dias, o foco será para empresas investidoras e para a troca de experiências entre as organizações. Durante os 3 dias de evento, toda ONG terá um stand para divulgar o trabalho, tendo a troca de conhecimento e informações com outras ONGS, momento importante para o aperfeiçoamento contínuo do trabalho social como um todo.



Stand do Social Bom Jesus no ONG Brasil 2010

Stand do Social Bom Jesus no ONG Brasil 2010


LOCALIZAÇÃO
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme
CEP: 02055-000 São Paulo / SP
Telefone: +55(11) 2089-8500

Festa no SASF Vera Cruz

Com o objetivo de unir os atendidos, moradores das regiões do Vera Cruz, Horizonte Azul e Chácara Bandeirantes, o SASF - Serviço de Assistência Social Básica no Domicílio, reuniu no último mês mais de 140 adultos e crianças, para participarem de um tarde repleta de atividades.





Jardim dos Prados recebe 120 livros

Pela segunda vez a Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças realizou a doação de livros em um dos nossos núcleos e desta vez presenteou o CCA Jardim dos Prados com 120 unidades do livro “HISTORIA DE NATAL PARA AS CRIANÇAS”, dirigido ao público infantil, com o objetivo de mostrar o aspecto religioso do Natal que geralmente é afetado pelo consumismo.
"A História do Natal para Crianças", tem o relato das aventuras de dois irmãos, Francisco e Clara, que conhecem um velhinho que lhes explica o verdadeiro significado do Natal e também a origem do Papai Noel.

A cada ano esta festa inigualável é esvaziada de seu sentido. Das milhões de famílias que se reúnem para celebrar a "noite-feliz", quantas elevam um pensamento de amor a Jesus? Quantas crianças conhecem a história? Em muitos lares, a simbologia do Natal se resume a enfeites de luzes, guirlandas, bonecos, pinheiros, Papai Noel e presentes, sem deixar espaço para o presépio.

A consequência dessa superficialidade se reflete na mentalidade das crianças, afetada pelo consumismo. O desejo inocente de ganhar um presente de Natal se transformou numa solicitação constante por novos bens e novidades, e para quebrar está ideia de que Natal é apenas uma troca de presentes, a Associação Religiosa Nossa Senhora das Graças publicou o livro.

Você sabia?

É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper's Weeklys.

Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor VERDE (com detalhes PRATEADOS ou BRANCOS), típico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo.

Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola não criou a imagem que conhecemos hoje, homem de pele clara, barbudo e com vestimenta vermelha, branca e preta, mas ressuscitou a imagem criada em 1886, usou na campanha publicitária e contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual do Papai Noel.