Seja um Parceiro!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Passeio ao Museu do Gás (CCA LUCA)

por,  Elton Rovelo
(CCA LUCA)

No dia 19 de junho de 2012, os educandos do Centro para a Criança e para o Adolescente (CCA LUCA do Parque Santo Antônio) visitaram a Empresa COMGÁS com foco na Memória do Gás, localizado no Centro de São Paulo. Fomos recebidos pelos instrutores Uirá e Rafaela, que nos deram uma breve explicação sobre o local, suas normas e regras.
A turma de 31 crianças e adolescentes foi dividida em duas e assim iniciamos a visita no espaço.
Na primeira atividade os educandos assistiram um vídeo educativo sobre a forma com que eles utilizam o gás natural para gerar energia e ainda presenciaram o funcionamento de um equipamento importante da empresa chamado máquina de “Co Geração”. As crianças e os adolescentes observaram que a máquina que produz toda a energia consumida dentro da empresa e também é responsável pelo resfriamento da água que utilizam no ar condicionado.
Os educandos interagiram com os instrutores, fazendo perguntas sobre as diversas possibilidades que temos para gerar energia. Foi passado um vídeo educativo, sobre o local de onde é extraído o gás natural e a história do Gasômetro.
Fomos ao Museu, onde conhecemos objetos que mostrou a história do gás em nossa cidade. Os educandos ficaram fascinados com os artefatos antigos encontrados por lá, por exemplo, um dos primeiros fogões a gás, uma cápsula do tempo incrustada nas estruturas do local a mais de 100 anos, um barômetro, alguns medidores e amostras de petróleo, óleo de mamona, carvão mineral, nafta, entre outros.



Nenhum comentário: