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quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Você sabia que a música pode melhorar a leitura?


Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia concluiu que aulas de canto e de instrumentos musicais podem aumentar o rendimento escolar e melhorar as habilidades de leitura e escrita. Durante dois anos, os pesquisadores acompanharam grupos formados por mais de centenas de crianças de baixa renda, com QIs e capacidades de leitura semelhantes e após a formação musical, descobriram que aulas regulares de música por cinco ou mais horas por semana, impediu qualquer declínio em habilidades de leitura, o que seria normalmente esperado em áreas mais pobres.

A música além de melhorar a leitura e a escrita, ajuda na sensibilidade das crianças e aumenta a capacidade de concentração e memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio, estimulando áreas do cérebro não desenvolvidas por outras atividades, por isso, seguem aqui algumas orientações que retiramos de uma matéria da revista “Nova Escola” e o endereço de dois núcleos da ONG Social Bom Jesus que oferece aulas de musica gratuitamente.

Convivendo e Aprendendo
Rua: Tomas Campanela, nº 1000
Tel: 5613-6390

Clube da Turma M' Boi Mirim
Travessa Maestro Massaino, s/n
Tel: 5832-2269

Orientações 

  • É um erro pensar que trabalhando somente a letra da música você está fazendo educação musical. Nesse caso, você apenas está trabalhando poesia.

  • É um equívoco trabalhar a música apenas em ocasiões especiais, sem que se faça um planejamento de longo prazo.
     
  • Evite usar a música somente para formar hábitos e atitudes – como lavar as mãos, escovar os dentes – ou para ajudar a memorizar números ou letras do alfabeto. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais que são imitados pelas crianças de forma mecânica, sem criatividade.

  • Focar todas as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de instrumentos de sucata também não é recomendável. Esse material geralmente fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e percepção.

    Fontes:
    http://www.desenvolvimento-infantil.blog.br
    http://revistaescola.abril.com.br/
    http://www.mjornal.net.br/portal/Portal.php?cID=fundacao&set=161600

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