Seja um Parceiro!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Criança tem que se sujar - Regra no CEI Matriz

Alguns pais não suportam observar as crianças brincando na areia, descalças, levando objetos que caíram no chão à boca, enfim, temem que a sujeira possa gerar uma série de doenças. Porém, pesquisas apontam que a sujeira durante a brincadeira é benéfica à saúde e o contato com alguns microorganismos é importante porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente.

Segundo a matéria publicada no site R7, com a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, o contato com alguns microorganismos faz com que o organismo da criança crie anticorpos, melhorando a sua resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente. Não devemos subestimá-lo, esclareceu a especialista.

Teoria da Higiene

Apresentada pelo médico inglês David Strachan, em 1989, a Teoria da Higiene também sugere a hipótese de que crianças que vivem em ambientes extremamente limpos e estéreis são mais propensas a desenvolver algumas doenças, como as alergias, por exemplo.

De acordo com a pediatra, no momento do nascimento, o bebê conta principalmente com os anticorpos que recebeu de sua mãe durante a gestação e com o passar dos meses, ele progressivamente começa a ter contato com os diferentes agentes infecciosos presentes no meio ambiente, passando a formar seus próprios anticorpos. Os pais devem saber que neste período as crianças podem desenvolver várias infecções recorrentes, principalmente as viroses que comprometem o sistema respiratório. Mas com o amadurecimento das diversas funções do sistema imunológico, estas infecções ficam menos frequentes. 

Leite materno e vacinas ajudam a fortalecer a imunidade, além da alimentação saudável é claro, essencial para prover as necessidades de ferro, vitaminas e oligoelementos que são necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. O importante, segundo os pediatras, é criar condições para que o desenvolvimento aconteça. Por isso, as crianças devem ter contato com a natureza desde que aprendam a importância de se lavar as mãos após essas atividades, antes de comer, após usar o banheiro, quando chegar em casa.


Referência: http://noticias.r7.com/saude/noticias/sujeira-durante-brincadeira-pode-ser-benefica-a-saude-20100221.html

http://delas.ig.com.br/filhos/deixe-seu-filho-se-sujar/n1237575157144.html

Nenhum comentário: