Seja um Parceiro!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Projeto Grandes Artistas - Indígenas e Afrodescendentes


O papel da educação infantil é significativo para o desenvolvimento humano, para a formação da personalidade e aprendizagem. Nos primeiros anos de vida, os espaços coletivos educacionais os quais a criança frequenta, são essenciais para promover a eliminação de toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e racismo, por isso, durante o mês de agosto, o núcleo CEI Nossa Senhora Aparecida realizou o projeto Grandes Artistas - Indígenas e Afrodescendentes, estimulando e trazendo para o mundo do pequenos, práticas pedagógicas quem ampliam o universo sociocultural e possibilitam conhecimento, reconhecimento e valorização da importância dos diferentes grupos étnico-raciais na construção da história e da cultura brasileira.

Durante o processo, as pedagogas mostraram aos pequenos que a diferença é importante e a diversidade é algo fascinante, e que desde muito cedo devem aprender e conhecer diferentes realidades, compreendendo que a experiência social do mundo é muito maior do que a nossa experiência local, e que esse mesmo mundo é constituído e formado por diversas civilizações, histórias, grupos sociais e etnias ou raças.



Confira também o link que separamos para você, um livro super bacana com conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana. Basta fazer o Download gratuito.

Livro: História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil
http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002270/227009por.pdf

Nenhum comentário: