Seja um Parceiro!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Brincadeira saborosa

Fazer com que as crianças se alimentem bem nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o assunto envolve, verduras, legumes e frutas. Até por volta dos dois anos de idade as crianças não costumam oferecer resistência aos alimentos, afinal muitas estão habituadas com sopas e papinhas, mas como manter este hábito saudável durante o crescimento das crianças? Como incentivá-las a consumir frutas para garantir vitaminas, minerais e compostos bioativos à saúde? E se a criança rejeitar, como devemos ajudá-la de forma criativa? 

Pensando nestas questões, entre outras, o núcleo CCA LUCA em parceria com o PAVS, realizou durante esta semana a atividade - ADIVINHA QUE FRUTA É, uma brincadeira nutritiva, divertida e inovadora, em que as crianças com os olhos vendados, através do paladar, do olfato e pelo tato, tinham que adivinhar o nome da fruta. A atividade durou horas e o mais engraçado é que muitas crianças que tinham uma certa resistência, durante a brincadeira e devido à motivação e alegria dos amigos, experimentavam e gostavam das frutas. Então, por que não fazer da hora da comida um momento de imaginação? Conte histórias e faça jogos para estimulá-los a comer. 

Separamos algumas dicas para você:

 1 - Nunca castigue seu filho caso ele rejeite determinado alimento. Isso fará com que a criança tenha uma experiência negativa por aquele alimento, associando-o a uma coisa ruim.

 2 - Seja um modelo para seu filho e dê o exemplo: Parece óbvio, mas como você quer fazer com que seu filho coma frutas, legumes e verduras se você mesmo não come? 

 3 - Ensine: Quantas vezes o seu filho já disse que não gosta de alguma fruta sem nem ter ao menos experimentado? A gente tende a rejeitar o que não conhece. Por isso, explique a seu filho do que se trata aquilo que ele está consumindo, mostre as vantagens de se ingerir cada fruta e tente não ser genérico (do tipo: tudo deixa forte e faz crescer).

 4 - Faça pratos diferentes: há muitas receitas saborosíssimas que são baseadas em frutas.

 
5 - Faça da refeição um momento lúdico: Pratos coloridos, com desenhos e formas diferentes são muito atraentes para os pequenos e tornam a refeição um momento dos mais prazerosos para eles! A gente sabe que o corre-corre não nos permite muitas vezes a dedicação a isso, mas um simples detalhe já pode colaborar, como uma fatia de laranja enfeitando o copo de suco ou carambolas fatiadas (naquele formatinho de estrela próprio da fruta) enfeitando o prato de salada, enfim, use a criatividade.

 Dicas tiradas do site: http://blog.clubedolar.com.br/

Nenhum comentário: