Seja um Parceiro!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Fase de adaptação no CEI Nossa Senhora Aparecida

A tarefa mais difícil para o profissional que trabalha no Centro de Educação Infantil é conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado está a proposta pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, está o carinho, o afeto, atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as crianças. E equilibrar tudo isso não é uma tarefa fácil, principalmente durante o início do ano em que todos estão em fase de adaptação – famílias, educadores e crianças.

Os primeiros dias de retorno ou chegada são marcados pela adaptação, afinal as crianças estão deixando a convivência com seus familiares para frequentar um ambiente que lhe é estranho, portanto, precisa se sentir acolhida. Por isso, é essencial que o educador crie um vínculo efetivo com o pequeno, de forma que a criança perceba essa transferência de cuidado, afeto e confiança.  Abaixar para falar com ela, olhar nos olhos, conversar sobre o que está acontecendo, reconhecer o sentimento dela naquele momento, esperar pelo seu tempo, brincar, interagir de forma lúdica como recurso de aproximação, colocar o limite necessário com firmeza de alguém que quer ajudar, são indicações importantes para que o aluno sinta-se acolhido e escutado.


Durante a adaptação a educadora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina do CEI. É importante nesta fase que todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando, podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência no CEI que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.



Conheça também o núcleo CEI Ivete Spézia Schmitt
Referência: http://ceiivetespeziaschmitt.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: