Por que trabalhar identidade e autonomia?
As crianças observam o mundo de um jeito especial e muito próprio. E a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem se relacionam no cotidiano, é que elas desenvolvem a sua identidade e autonomia, construção que acontece gradativamente e se dá por meio das interações sociais. Até os três anos, praticamente todas as descobertas e brincadeiras estão relacionadas a esta construção e para ajudá-los nesse processo, faz-se necessário criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades e é aí que entra o trabalho do núcleo CEI Santa Edwiges.
À medida que os pequenos vão sendo atendidos em suas necessidades básicas, eles passam a identificar as pessoas que cuidam deles e aprendem a se localizar no ambiente. Aos poucos, também percebem que são distintos das outras pessoas e passam por um estágio de reconhecimento da própria imagem diante do espelho, marca da passagem que diferencia o "eu" do outro. Por isso, todo educador que trabalha no Centro de Educação Infantil desempenha um papel essencial, pois ele ajuda a criança a desenvolver-se, desde que consiga estabelecer vínculos com ela.
Criar atividades de autoconhecimento, fortalecimento de identidade, reconhecimento do nome, estimular o desenvolvimento da coordenação motora, da imaginação, trabalhar a socialização, promover brincadeiras, dinâmicas, criar painéis fotográficos, contações de histórias, entre outras atividades, faz com que as crianças reconheçam suas particularidades e interajam não apenas com os colegas, mas com todas as pessoas que estão ao seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário