Seja um Parceiro!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Período de Acolhimento no CEI Jaguaré

 
Após ter escolhido a escola e feito a matrícula chega o tão esperado dia, marcado por ansiedade e expectativa que permeiam a cabeça não só da criança, mas também dos pais. Todo o processo de adaptação é construído gradualmente e depende apenas do trabalho em conjunto com a família e escola, para que a criança encare com tranquilidade o momento até então desconhecido.

Enquanto algumas choram, outras se mantém quietas e observam o comportamento dos novos colegas e entre tantas novidades, até os pais passam por insegurança, ao ver seus filhos pela primeira vez no papel de aluno. Passar por mais uma etapa, gera medo e incertezas para toda a família, mas para recebê-las, nada melhor do que um Acolhimento, encontro que reúne pais, alunos e educadores do CEI Jaguaré, sempre no começo do ano letivo.

Pensando na importância que o período de acolhimento representa na vida de cada um, a equipe do Centro de Educação Infantil - CEI JAGUARÉ, preparou durante todo o mês de janeiro e fevereiro uma apresentação, para recebê-los com atenção, afeto e cuidado, por meio de atividades planejadas, priorizando o lúdico e a interação, amenizando assim a ansiedade e a dor da separação da criança com a família.

Durante todo o período de adaptação é comum que todos fiquem ansiosos, para que tudo caminhe da melhor maneira possível, por isso, a importância do acolhimento diferenciado, aproximando os pais do ambiente escolar, envolvendo cada um na rotina do Centro de Educação Infantil, estabelecendo uma  relação de confiança recíproca entre professores, crianças e familiares, afinal cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ou regressar ao CEI é fundamental para o desenvolvimento.

Nenhum comentário: