Seja um Parceiro!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Clube da Turma disputa torneio - Lençoense X Santos Futebol Clube


Em parceria com o Clube Atlético Lençoense, que revelou o goleiro Marcos, um dos grandes ídolos do futebol mundial e do Palmeiras,  o Social Bom Jesus realizou dois jogos amistosos contra o Santos Futebol Clube no Centro de Treinamento Meninos da Vila e CT Rei Pelé, em Santos-SP. Tendo em vista que o Clube santista nos últimos amistosos contra outras equipes havia vencido por um mínimo de 8 gols de diferença, e o nosso resultado foi satisfatório,  4X1 e 2X0 para o Santos, sendo que o último foi um placar super apertado, onde os gols saíram nos 5 minutos finais. 
Este amistoso contou com a presença da coordenação técnica do Santos, que fez uma ótima avaliação dos nossos jogadores dentro e fora de campo e enfatizou a importância de se criar parcerias com projetos sociais afirmando que “das periferias surgem não só grandes craques, mas também grandes cidadãos”.
O coordenador também fez referência ao nosso educando Lucas Sena, que hoje compõe a equipe Sub-11 do Santos Futebol Clube e está invicto jogando o Campeonato Paulista desde o início como titular. Lucas tem se destacado não só pelo futebol apresentado, mas também pela sua postura diante do grupo, tem cooperado com a equipe e é referência de motivação para todos, pois esteve machucado no último mês, mas comparecia aos treinos e jogos para motivar os coleguinhas e tal personalidade tem chamado ainda mais a atenção da comissão técnica.

Inicio do Curta Jovem


Este semestre o Clube da Turma recebe mais uma vez o SESC Santo Amaro, só que desta vez, para efetivar a proposta do projeto “Curta Jovem” com 30 adolescentes do espaço. O projeto visa aliar-se ao processo de formação do olhar com atividades de capacitação nas principais etapas relativas ao processo de produção audiovisual, na forma de um curta-metragem em seus diferentes formatos: quadrinhos, animação e filme. E com a utilização de qualquer suporte compatível: celulares, câmeras fotográficas e microcomputadores em geral.  Os conteúdos abordados serão: Introdução à História do Cinema, Roteiro, Produção, Áudio, Fotografia, Gravação e Edição.  A ideia é que o projeto alcance de jovens, com até 24 anos, com interesse em produzir um audiovisual, principalmente àqueles com dificuldades financeiras para buscarem formação na área. Além disso, o projeto enfatiza estimular a formação e a difusão cultural das práticas juvenis, tendo a juventude da zona sul como protagonista da ação. Com duração de um mês, o produto final será apresentado no SESC Santo Amaro. Além de fortalecer os vínculos com esse importante polo cultural, a parceria com o SESC, permitirá crescimento  aos nossos atendidos em uma área totalmente importante para sociedade atual.

Transtorno alimentar é tema no Qualificação Profissional


No mês de novembro o Clube da Turma M’ Boi Mirim junto ao projeto de Qualificação Profissional trabalhou com o tema transtornos alimentares, após observarem por meio de  pesquisas, que este tema é pouco trabalhado com os adolescentes, principalmente com as meninas, que buscam um padrão de beleza constante, para se enquadrarem ao que a sociedade exige, induzindo muitas vezes o vômito ou simplesmente deixando de comer (sintomas da bulimia).

Entre pesquisas, rodas de conversa com as adolescentes e palestras, apontou-se que os transtornos alimentares têm mais um aliado: a internet, um recente estudo realizado por uma pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF) a psicóloga Ana Helena Rotta, durante seis meses, analisou 50 blogs brasileiros pró-anorexia ou pró-bulimia, feitos e visitados em sua maioria por meninas entre 14 e 17 anos. A pesquisadora acompanhou nesses diários o comportamento das pacientes de transtornos alimentares.

Em alguns blogs a anorexia se transforma em uma divindade, uma deusa quedita suas leis com a promessa de um sentido maior para a vida de seus seguidores”, conta a psicóloga. “’Ana’, como as internautas se referem à anorexia, é a divindade principal e a transferência da experiência da doença para algo característico de uma religião pode dar lugar a demonstrações extremas deadesão e fanatismo”, alerta. 

Entende mais sobre o assunto, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_alimentar



Qualificação Profissional simula processo seletivo


No último mês as turmas da Qualificação Profissional passaram por simulações de processo seletivo no Clube da Turma M’ Boi Mirim, tendo como objetivo proporcionar de maneira lúdica, situações encontradas no dia a dia, na hora de procurar um emprego ou participar de um processo seletivo. Acompanhados durante toda a atividade por Joyce Costa, educadora do Clube, os adolescentes fizeram a entrega de currículos, preencheram fichas cadastrais (similares às utilizadas em agências de emprego/RH) participaram de dinâmicas em grupo e de entrevistas presenciais, tendo no final um feedback individual, pontuando os erros e acertos.
Toda a simulação foi baseada por um roteiro montado durante a oficina de Qualificação Profissional,  e mensalmente a educadora Joyce Costa, faz simulações de processos seletivos, pesquisa vagas em aberto que estejam no perfil dos educandos e as deixam disponíveis nos murais do Clube da Turma para que todos acessem as oportunidades.

Novas oficinas no projeto de Artesanato


O projeto de artesanato ministrado pela educadora Maria Aparecida, tem sido muito procurado por antigos e novos atendidos do Clube da Turma, que buscam dentro de uma sala de aula, não só o desenvolvimento de técnicas de artesanato, mas um meio de geração de renda com o material confeccionado, resgatando a autoestima e autoconfiança. Com tanta procura, durante todo o mês de novembro o projeto trabalhou de forma consciente, tendo em vista a qualidade de vida e o respeito com o meio ambiente, focando na "Arte de Jornal", nas técnicas aplicadas, texturas, pinturas e nas diversas formas que o jornal pode se transformar, como: relógio de parede, cestas, quadros, bandejas, entre outros objetos de decoração, simples e que transformam o lixo em luxo. 
Confira os produtos em nossa página no Facebook:

Setor Psicossocial / Projeto Corte e costura


No mês de novembro as estagiarias de Serviço Social Greice Oliveira, Patrícia Barbutti e Tatiane Santos do setor Psicossocial, trabalharam com grupos de mulheres do projeto corte e costura, formulando dinâmicas para a integração e a socialização dessas mulheres, resgatando valores de expressão e trazendo resultados satisfatórios quanto à desinibição de cada uma que participa do projeto, o resultado foi mais que satisfatório, afinal as mulheres que costumam não falar, conseguiram se expressar, expor ideias e se posicionaram em determinados assuntos que integram a sociedade feminina. Vale ressaltar que esse mesmo grupo de mulheres passa por um atendimento psicossocial mensalmente com reuniões socioeducativas, e as estagiarias que acompanham, realizam escutas e colhem informações para os temas que serão trabalhados futuramente, no total mais de 70 mulheres em média passam pelo atendimento Psicossocial.

Torneio Estadual de Ginástica


Durante este segundo semestre de 2012 o núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim participou do Torneio Estadual de Ginástica de Mini Trampolim, realizado no Clube Hebraica, situado em Pinheiros e que contou com a participação das melhores equipes de ginástica de São Paulo. Além das pontuações altas, durante a competição, a equipe masculina do Clube da Turma ficou em quarto lugar e a equipe feminina ficou em quinto lugar na classificação geral, os resultados foram bons, levando em conta que foi a primeira vez que participaram de um torneio, que além de reunir equipes de ginástica de diversos lugares, transformou a competição em integração e presenteou casa participante com uma medalha.

Ginástica no Clube da Turma


A ginástica assim como as demais atividades esportivas do Clube da Turma M' Boi Mirim, busca transformar a atividade física em um meio de transformação social, onde o maior objetivo é a formação do cidadão. Se tratando do conhecimento específico da modalidade, as aulas são desenvolvidas de forma que possam facilitar a aprendizagem dos educandos, e todas as etapas são trabalhadas de forma gradativa para que todos possam praticar e aprender, focando na parte prática e teórica de forma divertida e lúdica.

A responsável por esta atividade de ginástica é a educadora Paloma de Brito, ainda praticante e atleta da modalidade, e com sua grande vivência, trouxe conhecimento para as suas aulas e possibilitou a participação dos novos ginastas em torneios realizados em São Paulo, como exemplo o torneio estadual de mini trampolim, aparelho mais trabalhado nas atividades durante as aulas, juntamente com o aparelho plinton.

prática dos movimentos gerais da ginástica também são fundamentais para a melhoria das capacidades motoras e psicomotoras dos educandos, além dos exercícios cognitivos desenvolvidos para melhorar a percepção , compreensão, aprendizagem e raciocínio.

Aula com os irmãos Hypólito


Donos de um currículo invejável no mundo da Ginástica Artística, os irmãos Hypólitos, Diego e Daniele, realizarão no último mês um bate-papo e demonstração seguido de vivência junto ao público do SESC Interlagos e um público convidado, entre eles o grupo de ginástica do Clube da Turma, que não poderia ficar fora dessa e além de aprenderem a praticar ginástica junto a esses dois nomes que são referências no esporte brasileiro, puderam também conhecer a história da dupla de irmãos.

A aula teve inicio com a roda de conversa para que os convidados pudessem se aproximar e conhecer a vida dos irmãos Hypólitos, e após esse momento foi dado inicio ao treino, passando por aquecimento até chegar aos movimentos de solo, e mais que observar foi possível tirar duvidas e ganhar dicas sobre a técnica de determinados movimentos, dicas fundamentais para o desenvolvimento e empenho desta equipe jovem de ginastas que marcaram presença no encontro.

Natação no Clube


A atividade de natação dentro do núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim, acontece semanalmente e conta com a participação de 157 eduncados que aprendem nado crawl, costas, peito, nado borboleta e conceitos teóricos da modalidade. Todas as aulas são ministradas por duas educadoras - Priscilla Santana e Daniela Rezende, que aplicam dentro da natação, atividades que promovem o desenvolvimento motor, psicomotor e cognitivo, integrando e transformando todos os participantes. 

Esporte no Clube da Turma, entenda um pouco mais!


No Clube da Turma o esporte é orientado como extensão de um processo de aprendizagem e além de promover a saúde, conceitos de cidadania, formando cidadãos de bem, o esporte tem como fator principal a inclusão social, buscando ampliar o leque de oportunidades e experiências que podem contribuir para a formação integral de cada educando, influenciando crianças e adolescentes de forma prazerosa e divertida, de maneira que possam tirar proveito de atividades tanto cooperativas como competitivas, promovendo a autoestima e autoconfiança na busca da superação de desafios.
Os esportes coletivos do Clube da Turma vêm realizando ao longo de 2012, ações internas e externas que propiciam aos atendidos diversas vivências sociais por meio da prática esportiva, ou seja, campeonatos, torneios, amistosos, passeios e também encaminhamentos de educandos a outros projetos esportivos como: Esporte Clube Pinheiros (três educandos encaminhados), Esporte Clube Banespa (dois educandos encaminhados), Clube atlético Lençoense (dois educandos encaminhados), Sociedade Esportiva Palmeiras (quatro educandas encaminhadas), Clube Atlético Taboão da Serra (um educando encaminhado) e Santos Futebol Clube (um educando encaminhado).

Contudo, o esporte não é o pilar central do Clube da Turma, mas sim o meio que auxilia na educação, onde se pode aprender, interagir e ensinar, cooperar e competir de forma saudável e satisfatória.


As atividades esportivas coletivas no Clube da Turma acontecem de segunda a sexta das 8h00 as 17h00 sendo elas:


Para crianças de 8 anos

Nesta faixa etária não temos uma modalidade específica, a criança vivencia todas as modalidades a fim de se descobrir, posteriormente com 9 anos escolhe a modalidade que mais se identifica.

Para crianças de 9 a 12 anos

Handebol

Educadora: Daniele Resende

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Basquete

Educador: Thiago Paiva

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Volei

Educador: Carlos Eduardo

Dias: Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Futsal I e II

Educador: Andréia Cristina e Francisco Carriel

Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

                 Para adolescentes acima de 13 anos

Handebol

Educador: Thiago Paiva

Dias: Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

Basquete

Educador: Thiago Paiva

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Vôlei

Educador: Carlos Eduardo

Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.

Futsal (13 a 15 anos)

Educador: Bruno Rodrigues

Dias: Terças e Quintas das 8h00 as 12h00 ou das 13h00 as 17h00.

Futsal (16 a 23 anos) - Segunda, Quarta e Sexta das 8h00 as 12h00  ou das 13h00 as 17h00.
Não fique de fora, entre em contato com o Clube da Turma M'boi mirim e se inscreva para participar das atividades de esporte.
Ligue: (11) 5832-2269

Homenagem aos educadores do Clube da Turma

Por Renata Moura


As ferramentas dos educadores

E indiscutível que todo profissional, independente de sua função, necessite de ferramentas para desenvolver seu trabalho com êxito. O pintor, por exemplo, necessita do pincel e tintas, o cozinheiro de suas facas e colheres diferenciadas, o pedreiro usa sempre sua “pá” que para ele é essencial, o eletricista, não existe sem sua caixa de chaves, alicates e fios. Porém qual a ferramenta do educador? Você deve está pensado... Sua arte (vivo dizendo que ela é uma ferramenta rsr), porém além dessa, ou melhor, dentro dessa percebo diariamente vocês utilizando diversas ferramentas essenciais para qualquer ser humano, vejo a ferramenta do amor, da dedicação, do comprometimento, da união, do empenho, do acreditar, da força, da fé, da perseverança, do foco na educação e na transformação de vidas, que às vezes tão pequenas, mas com grandes problemas. E que por meio do uso dessas ferramentas tão marcantes, vocês proporcionam momentos de paz e esperança, mudando a história. É como se pegassem algo que não tivessem mais conserto ou estivesse predestinado a um final e com suas ferramentas mágicas mudassem o rumo desses seres levando-os a outra perspectiva. Por isso, nessa data que se comemora o dia do professor, quero pedir que vocês continuassem utilizar dessas ferramentas para me auxiliar nessa árdua e deliciosa tarefa de transformar vidas. Apesar de ser simbólicas, as guarde no coração e não deixem que nunca ninguém as tome de vocês, pois elas são essenciais na vida de qualquer educador que se compromete em educar de verdade.

Exposição artes visuais


Sabe-se que a produção artística deve evitar estereótipos, afim de que o educando não seja impedido de criar e expor suas emoções por meio da arte, por isso, partindo deste principio e embasando na temática do projeto pedagógico - As oito maneiras de mudar u mundo, o Clube da Turma realizou a exposição do projeto artes visuais, espaço em que os educandos expuseram os trabalhos desenvolvidos durante o ano, dentro do tema, utilizando de diversas técnicas como sobreposição, pintura em tela, pontilhismo e colagem.

Durante a exposição os visitantes puderam se deslumbrar com telas e trabalhos incríveis realizados por alguns atendidos, estimulando a divulgação do talento de cada um, além de possibilitar a exposição do educando, Diego Augusto, que recebeu um mural pra expor suas obras pessoais demonstrando ser mais um talento entre tantos do espaço Clube da Turma M’ Boi Mirim. O evento contou com a participação dos pais que não economizaram elogios para a vertente e principalmente para os seus filhos. Mais um momento inesquecível dentro do espaço!

Fonte da imagem: http://ideiasdedeiamusso.blogspot.com.br

Dia da Criança


Este ano o Clube da Turma realizou o Dia da Criança, possibilitando que educandos e educadores desfrutassem de brincadeiras populares infantis. Além das brincadeiras os educandos participaram de um jogo de perguntas e resposta, tradicional - Torta na Cara. As turmas de sete e oito anos também puderam extravasar suas energias pulando em uma cama elástica cedida sem custo nenhum pela “Sabrina Eventos” que nos auxiliaram para tornar  esse dia especial. Além de toda essa magia os educandos puderam saborear um lanche diferenciado com direito a sorvete e trufas cedidas pela “Cakau Show”. Com tanto empenho e apoio de parceiros e educadores o resultado não poderia ser outro, “simplesmente incrível e inesquecível” como descreveu alguns dos nossos atendidos.