Para abordar as diferentes profissões e sua importância, educadores do CCA Jardim dos Prados criaram um passeio diferente, aproximando os jovens a uma profissão que surgiu em 1856 e que infelizmente as pessoas só possuem contato, em momentos de crise e emergência. A parada desta vez foi no Corpo de Bombeiros na Avenida Atlântica, onde os participantes do passeio assistiram uma palestra sobre a profissão de Bombeiros, tiveram acesso aos equipamento, instalações usadas pela corporação no atendimento à população e conheceram um pouco mais das ações de prevenção de acidentes desenvolvidas no Batalhão, como por exemplo, métodos para evitar acidentes e afogamentos, a fim de que jovens e crianças sejam mais responsáveis com suas atitudes no cotidiano ao brincar na piscina, praia e represa.
Seja um Parceiro!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Qualificação Profissional é no Clube da Turma
Voltado para jovens entre 15 e 24 anos, o programa de Qualificação Profissional, tem como objetivo ajudar os jovens que buscam descobrir suas habilidades e prepararo para o mercado de trabalho, permitindo o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia de pensamento e da criatividade na realização das atividades profissionais exigidas nos dias de hoje.
Em um mês e meio de curso, 7 jovens foram encaminhados para o processo de seleção de empresas e 4 foram selecionados. Ao longo do ano todos os participantes passarão por atividades relativas à formação de um profissional qualificado e serão inseridos no projeto Aprendiz Legal, que irá disponibilizar semanalmente um quadro de vagas com as empresas parceiras - CIEE, Sky, MC Donald's e Atento.
Em um mês e meio de curso, 7 jovens foram encaminhados para o processo de seleção de empresas e 4 foram selecionados. Ao longo do ano todos os participantes passarão por atividades relativas à formação de um profissional qualificado e serão inseridos no projeto Aprendiz Legal, que irá disponibilizar semanalmente um quadro de vagas com as empresas parceiras - CIEE, Sky, MC Donald's e Atento.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Retrospectiva 2011
Nesta semana, recebemos o levantamento das cartas que foram adotadas na primeira campanha Natal Solidário e em 72 dias de campanha, as 196 cartas, tiveram 2.609 acessos e 39 foram adotadas. Mesmo não alcançando as 196 adoções, a quantidade de visitas no site seria compatível para adoção de todas as cartas, caso 1 em cada 10 visitantes adotassem 1 carta, porém por ser o 1º ano de campanha, ficamos satisfeitos com o resultado e felizes em saber que 39 pessoas, mesmo sem conhecer a nossa entidade, acreditaram no nosso trabalho e transformaram o natal das nossas crianças e adolescentes.
Doação
Em dezembro a Casa da Sopa doou 120 sacolas para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos do núcleo CCA Jardim dos Prados. Cada sacola tinha brinquedo, vestimenta, calçado e alimento.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
EMICIDA NO CLUBE DA TURMA
Na próxima semana, a partir das 12:00h, será realizado o 2º Papo Reto no Clube da Turma M' Boi Mirim, recebendo desta vez o DJ V-REP, KBÇA MC e o rapper EMICIDA que irá abordar como tema principal o bullying, problema mundial, que ganhou grande espaço em discussões de especialistas em educação e outros profissionais que estão em campanha para diminuir sua incidência nos vários ambientes em que ele acontece, como nas escolas, locais de trabalho, em casa, ambientes militares, de política e até mesmo em ambientes públicos.
Infelizmente no Brasil também ha casos de bullying, segundo o IBGE, três em cada dez estudantes no Brasil sofrem de bullying e 30% dos estudantes já sofreram com as agressões físicas e morais praticadas por outros jovens. As crianças e adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e com baixa autoestima, adquirindo sérios problemas de relacionamento, podendo atrair comportamentos agressivos e em casos extremos, a vítima pode tentar ou cometer suicídio, como ocorreu em 2007, nos Estados Unidos, o coreano Cho Seung-Hui matou 32 pessoas na universidade e se matou. Sofria bullying por causa de uma enorme dificuldade para falar.
Em uma reportagem divulgada em março de 2011 o rapper Emicida contou um pouco sobre sua história e confessou que sofreu bullying aos 9 anos. Na época os agressores foram suspensos pela direção, mas foi a vítima que desapareceu - Emicida parou de ir a escola. Só após 15 anos o rapper visitou o espaço e teve lembranças, cenas apavorantes numa escola de São Paulo em que ele foi agredido verbalmente e fisicamente por meninos maiores. “Os caras me zoavam porque eu não tinha um tênis. Os caras me zoavam por causa do meu cabelo”, contou Emicida na reportagem.
Em março, completou um ano que o rapper deu o depoimento sobre o bullying e recordou a sua infância, época em que sofreu por ser pobre e por não ter dinheiro para andar na moda. Hoje, aquele menino simples, virou um rapper famoso e eternizou seu grito de guerra "A Rua é Nós", por meio de 30 mil cópias vendidas de mão em mão, até julho de 2011. No ano passado o Emicida foi indicado em três categorias do VMB, levando o prêmio de Artista do Ano e Clipe do Ano pelo vídeo de 'Então Toma', que tem mais de 1183249 acessos no youtube.
Participe do Papo Reto e conheça a história e trajetória do rapper Emicida...O evento também contará com a presença do DJ V-REP e o KBÇA MC que fará a abertura.
Data: 02 de abril
Horário: A partir das 12:00 horas
Local: Clube da Turma M Boi Mirim
Travessa Maestro Massaíno s/nº
(Altura do número 3.660 da Estrada M' Boi Mirim)
Horário: A partir das 12:00 horas
Local: Clube da Turma M Boi Mirim
Travessa Maestro Massaíno s/nº
(Altura do número 3.660 da Estrada M' Boi Mirim)
Solicite a ficha de inscrição pelo email: socialbomjesus@gmail.com e envie a ficha preenchida para o mesmo.
Mais informações: 5832-2269
Confira a 1º edição do Papo Reto, realizado com KL Jay e o Sociólogo Alexandre Tuller.
Mais informações: 5832-2269
Confira a 1º edição do Papo Reto, realizado com KL Jay e o Sociólogo Alexandre Tuller.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
5ª Edição CARNACLUBE
Este ano o Clube da Turma M’ Boi Mirim, irá realizar a 5ª edição do CARNACLUBE, levando as ruas o tema Combate a Fome e uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis.
Com a sua ajuda, muita gente vai pular de alegria!
Ajude-nos a combater a fome e DOE um alimento não perecível
Ajude-nos a combater a fome e DOE um alimento não perecível
Data: 17 de fevereiro
Horário: 10:00 hs (Bloco das crianças)
14:00 hs (Bloco dos adolescentes)
14:00 hs (Bloco dos adolescentes)
Saída: Clube da Turma M Boi Mirim
Etapa final no Santos Futebol Clube
Lucas Sena Silva, 10 anos, educando do Clube da Turma M' Boi Mirim, iniciou hoje a terceira e última etapa no Santos FC.
Parabéns, Lucaaaaas...
Clique aqui e confira as outras imagens...
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
DOE UM INSTRUMENTO MUSICAL
O projeto musicalização voltado para adolescentes e adultos residentes nas mediações do Jardim Ângela, no Clube da Turma M’ Boi Mirim, visa despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir e tocar música. Trabalhando também a imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina e respeito ao próximo, atuando de maneira dinâmica e prazerosa.
Se você possui instrumentos musicais, equipamentos de som ou instrumentos de percussão em boas condições e que não estejam sendo utilizados, entre em contato e faça a sua doação.
E-mail: socialbomjesus@gmail.com ou ligue para: 55+11 5832-2269
"Recordar é viver"
Por Priscilla Mendes
Ontem, ao visitar a exposição no “Museu Afro Brasil”, no Parque Ibirapuera em São Paulo, fui surpreendida com a mostra “Brincar com Arte – O Brinquedo Popular do Nordeste”, um acervo com mais de mil objetos, que fizeram eu retornar ao passado e relembrar momentos da minha infância, tempo em que os brinquedos não tinham tecnologia e ganhavam vida a partir de um único elemento: a criança, que soltava a imaginação, criatividade e transformava aquele brinquedo simples em algo especial e maravilhoso.
A mostra é uma excelente pedida para que as pessoas possam reviver momentos da sua infância e apresentar aos jovens de hoje os brinquedos criativos e interessantes de outras épocas. Com mais de mil brinquedos da coleção de David Glat, curador do Museu do Brinquedo Popular na Bahia, a exposição trouxe como proposta principal, recuperar e apresentar as raízes brasileiras a partir dos brinquedos, que fizeram parte de diversas gerações ao longo dos anos.
São diversos modelos, entre eles carros em miniaturas feitos artesanalmente, com madeira, arame, e plástico de refrigerante, além de bonecos de figuras populares do nordeste, como a bailarina e os forrozeiros. Figuras do nosso folclore, muito difundido na região do país, também estão lá, como o saci e sereias feitos com retalhos.
Mané Gostoso, que se movimenta ao comando de nossas mãos |
Telefone de Lata |
Carrinhos de Madeira |
Peteca |
Pé de Lata |
OUTRA EXPOSIÇÃO
Além da exposição de brinquedos, o museu também apresenta a mostra “O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste”, que conta com 800 obras entre pinturas que parecem se mexer, esculturas, gravuras, fotografias, instalações, documentos reproduzindo toda a vivência do sertanejo, peças simples como roupas de couro, cerca de madeira rústica, objetos usados para marcar bois, artefatos de selarias, livros de cordel, altares e uma representação fiel da oficina e casa de um ferreiro, com objetos que fazem o visitante se sentir em um sertão nordestino.
Brincar com Arte
A exposição Brincar com Arte - O Brinquedo Popular do Nordeste - do Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, SP - revela uma das maiores forças competitivas da nossa arte popular, o caráter lúdico e interativo de muita de nossas obras. Em particular, os brinquedos populares brasileiros apresentados, encantam pela variedade, mais de mil peças, cores e técnica construtiva. O curador e colecionador David Glat nos conta esse percurso das brincadeiras das nossas crianças.
Fonte: REVISTARAIZ
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Reflexão
Por Renata Moura
Pedagoga e Supervisora de Projetos Sociais
Lendo o livro “Cidadão de Papel” de Gilberto Dimenstein e desfrutando do delicioso texto de Priscila Mendes, postado aqui no Blog outro dia sobre o manifesto “Gota D' Água". Percebi o forte vinculo desses dois textos, acho até que a Pri já leu o livro, pois os dois denunciam uma sociedade alienada. A sociedade que assina a petição sem saber do que se trata é a mesma que conhece dita e até conquista os seus direitos, porem não usufrui deles. Durante essa reflexão percebi o quanto ainda está longe do nosso país a verdadeira soberania popular, onde haja total respeito aos direitos das pessoas e as mesmas tenham clareza disso. Lembrei-me de quantas vezes em algumas ruas esburacadas machuquei o meu dedão ou acabei com a suspensão do meu carro, eu dizia “Essa rua devia está arrumada é um direito meu, afinal eu pago para isso”, portando alguns segundos depois me esquecia e tudo não passava de pensamentos raivosos. Mesmo sabendo dos meus direitos não procurava buscá-lo. Essas e algumas outras atitudes, às vezes tão comuns em nosso dia a dia, demonstram o quanto desfrutamos da cidadania de papel, onde nossos direitos são superficiais.
Nessa reflexão percebi o quanto somos hipócritas, chamamos políticos de ladrões, porém em futuras eleições não nos preocupamos em buscar informações sobre nossos futuros lideres. Acomodamos-nos, vira um jogo de responsabilidade, onde não se encontra culpado. Porém somos todos culpados! Culpados por não exercemos plenamente a nossa cidadania; Culpado por deixar que conquistas tão intensas e sofridas como o Impeachment de Collor se perca, em manifestações sem sentidos, como a liberação de drogas no campo da USP, que é sustentada por nossa contribuição fidelizada. Culpados por aceitar que leis sejam aprovadas sem nossa opinião e que manifestos sejam definidos sem o nosso conhecimento. Fica a dica, a culpa deve ser sempre revista com ações que mudem atitudes insanas, desta forma vamos não só lutar como também vivenciar a cidadania na integra.
Incentivo a música, compartilhe essa idéia!
O projeto musicalização voltado para adolescentes e adultos residentes nas mediações do Jardim Ângela, no Clube da Turma M’Boi Mirim, visa despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir e tocar música. Trabalhando também a imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina e respeito ao próximo, atuando de maneira dinâmica e prazerosa. Desta forma pedimos, que vocês que possuem instrumentos musicais, equipamentos de som ou instrumento de percussão em boas condições e que não estejam sendo utilizados, estamos aceitando doações. Entre em contato com agente no email socialbomjesus@gmail.com ou ligue para: 55+11 5832-2269 e assim possam nos ajudar na tarefa de transformar vidas por meio da arte musical.
“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da músicanão começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Assinar:
Postagens (Atom)