Seja um Parceiro!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A importância da vivência teatral


Na última semana o núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim, levantou um tema que atinge cerca de 6,5 milhões de pessoas - a deficiência visual, sendo que 582 mil pessoas são consideradas cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo os últimos dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As duas principais causas da cegueira são: catarata e glaucoma, doenças muitas vezes genéticas e que podem ser tratadas bem cedo, aumentando as possibilidades de cura.

Por meio de uma ferramenta importante no processo de desenvolvimento humano, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais – o TEATRO, arte que exige muito de quem a pratica e muito mais oferece a quem a aprecia, por meio de uma linguagem que provoca, sensibiliza e emociona, buscou mostrar por meio da vivência, as mesmas dificuldades que os deficientes visuais passam, alcançando um momento de reflexão e respeito entre os educandos.

Durante uma hora todos os alunos da oficina de teatro e até mesmo o educador, foram vendados e percorrem dentro do território Clube da Turma, sempre acompanhado por um colega que o guiava nas escadas, gramados, espaços íngremes e até barrancos. Na quarta-feira, a oficina irá para ruas locais, para que todos possam vivenciar as armadilhas que os deficientes visuais sofrem diariamente, com a falta de acessibilidade, sinalização e até mesmo com abusos cometidos por seres humanos que não sabem se colocar no lugar do próximo.

 

Nenhum comentário: