Seja um Parceiro!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Que tal improvisar???


Após uma tarde recheada de histórias, a galera do núcleo CCA Bandeirantes, resolveu improvisar e encenar a história da Chapeuzinho Vermelho, que surgiu com o Romantismo literário iniciado na Europa, no final do século XVIII.

A história foi criada por camponeses que tinham que ir trabalhar no campo e deixavam seus filhos sozinhos em casa, por isso, fizeram uma história assustadora, com o fim trágico, para evitar que seus filhos fossem para as perigosas florestas e bosques na ausência deles. Porém, histórias como: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, João e Maria, A Bela Adormecida e outros contos de fadas tão familiares, foram passados de geração para geração e aos poucos sofreram algumas alterações.

Curta a página do núcleo CCA Bandeirantes
https://www.facebook.com/ccaband.org

Festa no Seiva da Vida

Anualmente o núcleo Seiva da Vida prepara uma festa para celebrar uma data mega especial, que faz parte do nosso calendário, mas que poucas pessoas conhecem – O DIA DOS AVÓS, data criada em razão da canonização de Sant'Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo, que em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, foram considerados santos pela vida casta e por serem avós de Cristo, sendo assim, para homenageá-los criaram esta data, que passou por algumas modificações, primeiro celebrada em março, depois em agosto e finalmente no mês de julho.

Comemorar o dia dos avós no Seiva é festejar a experiência de vida, maturidade e a sabedoria dos que são considerados segundos pais, afinal como diz o ditado popular, os vovôs e vovós são pais duas vezes, por terem a missão de orientar e auxiliar na criação dos netos. Desta forma o núcleo nunca deixa passar em branco a data, momento que se torna importante tanto para a equipe, como para os idosos que frequentam o espaço, enaltecendo cada um e mostrando-lhes como a equipe os enxergam - como verdadeiros heróis e heroínas, pois a cada dia, lutam por seus filhos e netos, sem abandonarem seus olhos, conquistando novos ares e sorrindo a cada passo dado.

Nós da família Bom Jesus, parabenizamos todos os avôs e avós, pessoas que nos ensinam tanto com um simples sorriso e abraço. E para você? O que significa o Dia dos Avós?
Ver mais

Passeio ao Instituto Verdescola Praça Victor Civita



Crianças e adolescentes do CCA Luca visitaram o Instituto Verdescola. O projeto promove a educação, o desenvolvimento humano e comunitário por meio de ações socioeducativas e socioambientais.
As atividades são concebidas levando-se em consideração a realidade do espaço físico e de sua história como ferramenta para a educação socioambiental. O núcleo recebe visitas agendadas de ONGs, escolas e empresas, além de público espontâneo.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 3031-2634 ou E-mail: contato@verdescola.org.br
Ver mais

SASF I realiza oficina de artesanato


Oferecer aprendizado teórico e prático de técnicas artesanais variadas, já faz parte do cronograma trimestral do núcleo SASF Jardim Ângela I, por isso, regularmente, surge um artesanato diferente, algumas oficinas ficam durante um período e outras permanecem, porém todas têm como proposta não apenas a produção e criação, mas a comercialização do material confeccionado, que traria a possibilidade de renda adicional aos participantes ou uma forma de sustento para as famílias que não possuem renda alguma.


Com três oficinas diferentes durante este trimestre que está prestes a encerrar o núcleo despertou a criatividade dos alunos e o melhor, propiciou o aumento da autonomia e autoestima, afinal não tem algo melhor do que pegar objetos simples e transformá-los em lindas peças artesanais, como aconteceu com a criação dos pesinhos de porta, que utilizou pedaços de retalhos, feltro, areia e tampas de potes de achocolatado, que constantemente vão para o lixo em algumas residências.

No SASF I a regra é – TUDO É APROVEITÁVEL E NADA VAI PARA O LIXO, sendo assim, as oficinas sempre utilizam objetos recicláveis, mostrando aos alunos que não é necessário gastar horrores para produzir uma bela arte, sem contar que após três meses, todas levam para casa um certificado.

Confira as imagens das oficinas de bijuterias, confecção de bonecas, pesinho de porta e chaveiros e conheça o trabalho do SASF I que fica localizado na Rua Nicolau Borboni, 215 - Jardim Vera Cruz.





A importância da atividade


 

Por incrível que pareça, nem todas as crianças são fãs de atividades físicas e sempre nos grupinhos, você encontra aquele destacado, que por ter pouca aptidão com o esporte, acaba sendo o último a ser escolhido na partida de queimada, na corrida, e sempre são os primeiros a serem pegos no pega-pega! Essas crianças passam a fugir das atividades físicas constantemente e o maior perigo dessa fuga, vem acompanhado por um sedentarismo e consequentemente, na maioria dos casos a obesidade infantil, que atinge hoje, uma em cada três crianças.

A obesidade infantil, ou sobrepeso, afeta mais de 33% das crianças brasileiras, por isso, o CCA Luca em parceria com a Escola Municipal Otoniel Mota, passou a promover semanalmente na quadra da escola, atividades de recreação e esporte, o que contribui para o bem estar físico, social e mental da criança, além da melhoria da qualidade de vida, mostrando aos participantes e aos familiares o quanto é importante à prática de esporte e que obesidade é uma doença que precisa ser tratada, afinal em decorrência do sobrepeso, a criança pode ter problemas cardíacos, que está entre as principais causas de morte no Brasil.

Corujas encontradas no Clube da Turma M' Boi Mirim

 
Para quem não conhece, este espaço fica localizado no Jardim Ângela e aqui atendemos cerca de 2.400 crianças, adolescentes, jovens e adultos, residentes na região do M’ Boi Mirim, por meio de atividades de Arte, Cultura, Esporte e Lazer como: Judô, Capoeira, Dança de Rua, Teatro, Natação, Handebol, Futsal, Musicalização, Recreação, Artesanato, Caminhada, Ginástica para Melhor Idade e assim vai.
Este ano completaremos 18 anos e hoje como todos os educadores do Clube da Turma estão em formação - aproveitamos para fotografar uma duplinha que faz grande sucesso no espaço – as corujas buraqueiras, que possuem o hábito de ficar sobre uma perna, o que não é copiado por outras corujas. Elas utilizam buracos não somente para assentamento, mas para descansar, esconder-se, como um refúgio durante o dia e construir ninhos, normalmente ocupados por um casal. Estas aves chegam a medir até 27 centímetros de comprimento. Vivem, no mínimo, nove anos em habitat selvagem e dez em cativeiro.

Conheça o Clube da Turma
Travessa Maestro Massaino, s/n
Altura do número 3.600 da Estrada M' Boi Mirim
Tel: 5832-2269


1º SARAU do núcleo CCA Jd. Vale Das Virtudes


Mais do que diversão e descontração, o sarau também é um momento de aprendizado e não somente para os que apresentam, mas, principalmente, para os que assistem.

Um evento cultural em que as pessoas se encontram para expressar ou se manifestar artisticamente, um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas, oportunizando o incentivo à leitura, à criatividade e valorização de novos talentos culturais, aproximando os atendidos e atraindo familiares e a comunidade.
 

A importância dos jogos educativos no planejamento pedagógico

 
No CCA LUCA todo mundo aprende brincando e as crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método... para ensinar são os jogos, que estimulam o aluno, o motivam, despertam a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa, de maneira lúdica, bem diferente dos resultados de uma aprendizagem sob “pressão”.

Outro ponto importante é a maneira com que os jogos influenciam no desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Contribuem para um desenvolvimento intelectual, pois precisam pensar, tomar “decisões”, criar, inventar, aprender a arriscar e experimentar. Dependendo da maneira com que os jogos são aplicados, podem ajudar também no comportamento em grupo, nas relações pessoais e na ajuda coletiva.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A importância da vivência teatral


Na última semana o núcleo Clube da Turma M’ Boi Mirim, levantou um tema que atinge cerca de 6,5 milhões de pessoas - a deficiência visual, sendo que 582 mil pessoas são consideradas cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo os últimos dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As duas principais causas da cegueira são: catarata e glaucoma, doenças muitas vezes genéticas e que podem ser tratadas bem cedo, aumentando as possibilidades de cura.

Por meio de uma ferramenta importante no processo de desenvolvimento humano, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais – o TEATRO, arte que exige muito de quem a pratica e muito mais oferece a quem a aprecia, por meio de uma linguagem que provoca, sensibiliza e emociona, buscou mostrar por meio da vivência, as mesmas dificuldades que os deficientes visuais passam, alcançando um momento de reflexão e respeito entre os educandos.

Durante uma hora todos os alunos da oficina de teatro e até mesmo o educador, foram vendados e percorrem dentro do território Clube da Turma, sempre acompanhado por um colega que o guiava nas escadas, gramados, espaços íngremes e até barrancos. Na quarta-feira, a oficina irá para ruas locais, para que todos possam vivenciar as armadilhas que os deficientes visuais sofrem diariamente, com a falta de acessibilidade, sinalização e até mesmo com abusos cometidos por seres humanos que não sabem se colocar no lugar do próximo.