Seja um Parceiro!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Violência em Debate no CCA Bandeirantes


Infelizmente a violência contra a criança está se tornando cada vez mais frequente no cotidiano, sendo que os agressores na maioria das vezes são os próprios familiares das vítimas. As marcas físicas, emocionais e psicológicas da violência podem ter sérias implicações no desenvolvimento da criança, na sua saúde e capacidade de aprendizagem, por isso, o núcleo CCA Bandeirantes, realizou um debate com todos os atendidos, esclarecendo dúvidas e recolhendo depoimentos, mostrando que casos de violência na infância, podem ocasionar comportamentos de risco no futuro, tais como o consumo de tabaco, o abuso de álcool e drogas, inatividade física e obesidade.

Se observarmos o comportamento infantil dentro das escolas, podemos notar que as crianças são o espelho daquilo que recebem dentro de casa, se convivem com situações de agressividade podem apresentar-se da mesma forma com os colegas e professora ou partindo para o extremo, tornando-se apáticas às relações sociais, se excluindo do grupo. Já as crianças que convivem num ambiente familiar saudável, de amizade, amor e respeito conseguem estabelecer vínculo positivo com quase todo o grupo, sem dificuldades.

A violência aparece também de forma psíquica e verbal, onde se destrói a moral e a autoestima da criança, sem marcas visíveis, mas marcas internas, psicológicas, causadas por humilhações, xingamentos, podendo chegar a injúrias e ameaças contra a vida. Entre uma fala e outra, cada participante deu o seu depoimento, resgataram histórias de violência divulgadas nos meios de comunicação e debateram sobre atitudes mal pensadas que acabam em situações trágicas, atos que poderiam ter levado as tais consequência e também sobre atitudes que poderiam ter evitado determinadas situações.

Após o debate, as crianças foram separadas em grupos e cada uma dramatizou as histórias relatadas, com um novo final, usando posturas e atitudes diferentes, evitando problemas sérios ou até mesmo caminhos sem volta e ao final pontuaram a importância de cada atitude bem pensada, a importância do diálogo e sobre tudo a calma, aspectos essenciais para mantermos o controle. A atividade foi muito proveitosa, levou as crianças a se expressarem, todos tinham histórias de seu conhecimento para contar, umas com finais tristes, outras com finais felizes.

Nenhum comentário: