Por Juliana Barbosa
Participação da família |
O inicio do ano letivo nos CEIs ( Centro de Educação Infantil), é marcado por grandes emoções e expectativas. Com a entrada de crianças novas no espaço educativo e o retorno dos antigos alunos, estabelecer uma relação de confiança entre professores, família e principalmente a criança é o primeiro passo.
Houve um tempo em que as creches eram vistas como verdadeiros depósitos, a mãe precisa trabalhar e a criança precisa ficar na creche, e a lembrança dos primeiros dias de aula nem sempre eram os melhores. Desde 1988 a escola de educação infantil é um direito da criança e opção da família e são garantidos pelo ECA, LDB e a Constituição, hoje em dia a presença da criança no CEI não representa só uma necessidade e sim uma garantia de direitos.
O período de adaptação é um período delicado, pois mais que um momento de adaptação é tempo de acolher, estabelecendo vínculos afetivos dentro de uma convivência diferente da familiar. Quando a criança entra no CEI é preciso considerar que ela cria expectativas e já construiu referências a partir de suas vivências mesmo sendo bem pequenas.
Algumas crianças frequentam o CEI naturalmente como se já fizessem parte do novo ambiente, enquanto outras a grande maioria reagem de maneira totalmente contrária, e ajudar a criança a expressar seus sentimentos promove sua auto confiança. A parceria da família e o comprometimento de todos da equipe escolar foi de extrema importância fazendo deste momento um momento inesquecível na vida de nossos pequenos.
Painel de fotos da família para momentos de saudade |
CUIDAR e EDUCAR caminham juntos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário