Seja um Parceiro!

segunda-feira, 12 de março de 2012

É tempo de acolher...

Por Juliana Barbosa
Participação da família

O inicio do ano letivo nos CEIs ( Centro de Educação Infantil), é marcado por grandes emoções e expectativas. Com a entrada de crianças novas no espaço educativo e o retorno dos antigos alunos, estabelecer uma relação de confiança entre professores, família e principalmente a criança é o primeiro passo.

Houve um tempo em que as creches eram vistas como verdadeiros depósitos, a mãe precisa trabalhar e a criança precisa ficar na creche, e a lembrança dos primeiros dias de aula nem sempre eram os melhores. Desde 1988 a escola de educação infantil é um direito da criança e opção da família e são garantidos pelo ECA, LDB e a Constituição, hoje em dia a presença da criança no CEI não representa só uma necessidade e sim uma garantia de direitos.

O período de adaptação é um período delicado, pois mais que um momento de adaptação é tempo de acolher, estabelecendo vínculos afetivos dentro de uma convivência diferente da familiar. Quando a criança entra no CEI é preciso considerar que ela cria expectativas e já construiu referências a partir de suas vivências mesmo sendo bem pequenas.

Algumas crianças frequentam o CEI naturalmente como se já fizessem parte do novo ambiente, enquanto outras a grande maioria reagem de maneira totalmente contrária, e ajudar a criança a expressar seus sentimentos promove sua auto confiança. A parceria da família e o comprometimento de todos da equipe escolar foi de extrema importância fazendo deste momento um momento inesquecível na vida de nossos pequenos.

Painel de fotos da família para momentos de saudade

CUIDAR e EDUCAR  caminham juntos

Nenhum comentário: