Na última semana os educadores do Núcleo de Medida Socioeducativa – MSE São Luiz, visitaram o Museu Penitenciário Paulista, inaugurado no dia 28 de julho. Localizado em um local repleto de memórias, no terreno do antigo Complexo do Carandiru, na zona Norte da capital, o novo museu visa preservar documentos, obras e demais objetos de valor do sistema penitenciário do estado.
O acervo tem 21 mil peças e mostra um pouco da criatividade dos presos que participavam de oficinas nas penitenciárias - pinturas, esculturas, móveis cheios de detalhes, micro-ondas improvisados com lâmpada e papel alumínio e até objetos proibidos – armas construídas com diversos tipos de materiais, aparelhos improvisados para tatuagem e engenhocas para fazer cachaça com restos de comida, tudo construído atrás das grades, desde 1920.
O visitante pode conhecer ainda as celas escuras, extintas na década de 1970, que serviam como uma espécie de punição para alguns presos. O museu fica aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 9h às 16h, mediante agendamento pela internet, telefone ou pessoalmente.
Serviço
Museu Penitenciário Paulista
Av. Zachi Narchi, 1207, Carandiru - São Paulo
Tel: (11 2221-0275)
Confira mais imagens em nossa página: https://www.facebook.com/SocialBomJesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário